windows 10, surface book

Microsoft libera grande atualização de maio para o Windows 10; veja o que muda

Renato Santino, editado por Alvaro Scola 27/05/2020 15h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sistema operacional recebeu melhorias discretas, mas que já podem auxiliar usuário

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (27) a liberação da grande atualização do Windows 10 prevista para este semestre. Ao contrário de outros updates, no entanto, este não traz grandes renovações; o foco é trazer melhorias para os recursos já existentes do sistema operacional.


O novo sistema operacional descarta de forma definitiva o antigo browser Edge e traz como padrão a nova versão, que utiliza o motor Chromium, similar ao Chrome, Opera e tantos outros. O app já podia ser instalado normalmente por usuários do Windows com um processo manual, mas agora ele substituirá o browser antigo por padrão. O Olhar Digital já publicou uma análise sobre o novo Edge, que pode ser conferida neste link.

A assistente Cortana também passou por mudanças. Ela foi destacada do restante do sistema operacional, o que permite a ela ser atualizada de forma mais livre e constante por meio da Windows Store. Por funcionar como um aplicativo à parte, ela também pode ser deslocada da barra de tarefas, proporcionando mais flexibilidade. Além disso, a Microsoft percebeu que muitos não estavam dispostos a conversar com seus PCs e decidiu reimplementar a opção de interagir com a assistente por meio de digitação, funcionando essencialmente como um chatbot.

O Windows 10 melhorou um outro sistema importante, mas ignorado por muitos: o gerenciador de tarefas. A ferramenta agora mostra temperatura da GPU, desde que a placa tenha suporte ao recurso WWDM 2.4 ou superior. O painel também mostra se o armazenamento do seu computador é um SSD ou HD, o que pode ser útil em algumas situações em que você não conhece totalmente os componentes do PC que está usando.

O aplicativo de configurações do sistema também foi renovado, com o objetivo de substituir de forma definitiva o Painel de Controle que é tão característico do Windows. Entre as novidades está a possibilidade de definir os métodos de autenticação biométrica do Windows Hello como padrão para login em sua conta da Microsoft, efetivamente descartando o uso de senha para poder acessar o computador.

Para os usuários mais avançados e desenvolvedores, a Microsoft também implementou o Windows Subsystem for Linux 2, incluindo o kernel do Linux no Windows 10, que devem melhorar a experiência de uso das ferramentas do sistema de código aberto. O WSL 2 também deve proporcionar a capacidade de rodar aplicativos de Linux com interface gráfica dentro do Windows no futuro, mas ainda não há uma data para que isso seja colocado em prática.

A atualização será disponibilizada ao longo das próximas semanas para todos os usuários por meio do Windows Update, mas quem quiser pode se antecipar baixando o Assistente de Atualização no site oficial da Microsoft, disponível imediatamente para todos os interessados.

Microsoft Windows Windows 10
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você