Sistema Solar

Nova missão espacial quer fotografar cometa que se aproxima da Terra

Luiza Tozzato, editado por Renato Santino 20/06/2019 10h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Europeus desenvolveram missão que está prevista para acontecer em 2021

A Agência Espacial Europeia (ESA), espera fotografar o que aparenta ser um cometa que está se aproximando da Terra pela primeira vez. Para isso, estão desenvolvendo o “Comet Interceptor”, uma composição feita por três aeronaves individuais, que devem se separar para tirar fotos do cometa de várias perspectivas. As fotos serão usadas para criar um modelo 3D do objeto e a ESA espera esse material ajude a estudar o início do Sistema Solar.


O Comet Interceptor faz parte da última missão fast-class da ESA, que são missões desenvolvidas em pouco tempo, em cerca de oito anos. O plano é lançá-lo a bordo da espaçonave Ariel da ESA, em 2028. No segundo passo, ele deve completar ao menos uma parte da jornada com o seu próprio sistema de propulsão. E por fim, conforme se aproxima do alvo, as três espaçonaves individuais se separam para obter uma visão melhor.

A missão do Comet Interceptor é única porque vai fotografar um cometa visitando a parte interna do Sistema Solar pela primeira vez, possivelmente ele chegará até lá a partir da nuvem de Oort.

A ESA espera encontrar um cometa que não tenha mudado muito desde que o Sol e os planetas se formaram. Essa missão pode fornecer informações sobre a evolução dos cometas enquanto viajam para o centro do Sistema Solar. A agência não definiu qual é exatamente seu foco principal, mas diz que os recentes avanços tecnológicos dão muito tempo para escolher. Além disso, o Comet Interceptor pode ser implantado no espaço e aguardar o objeto correto passar.  

Terra Europa missão espacial planeta
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você