MIT desenvolve sistema que identifica receitas usando imagens de alimentos

Em um período do futuro, as pessoas não precisarão mais ir atrás de receitas na internet. O MIT está desenvolvendo um sistema capaz de identificar uma receita usando imagens de um alimento.

Conforme relata o TechCrunch, o “pic2recipe” usa o Food-101 Data Set, um algoritmo de identificação de alimentos construído por cientistas suíços em 2014, que conta com um banco de dados de mais de 100 mil imagens de alimentos.

O MIT, por sua vez, juntou o algoritmo com o banco de dados Recepe1M, que possui 1 milhão de receitas extraídas de sites populares. O sistema ainda está em fase de testes e consegue identificar corretamente 65% das receitas.

A tecnologia foi capaz de identificar muffins e biscoitos com uma certa facilidade, enquanto que sushi e smoothies representaram um problema. Além disso, também houve dificuldade de identificar pratos que tinham várias receitas diferentes no banco de dados.

Segundo o coautor do projeto Nick Hynes, o maior problema são as fotos utilizadas. “Quando as pessoas tiram fotos de comida, existem muitas variações: se é tirado de perto ou de longe, se tem um único alimento, vários ou parte de um prato completo”, explica.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ