Tomada três pinos

Modelo de tomadas no Brasil pode passar por nova mudança

Guilherme Preta, editado por Daniel Junqueira 29/01/2020 09h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Governo pretende adotar o modelo anterior, com apenas dois pinos

Em 2011, o padrão de tomadas brasileiro mudou. Saía a tradicional com dois pinos, usada na maioria dos países, e entrava a tomada de três pinos, exclusividade do Brasil. A mudança foi muito criticada na época, já que as pessoas precisariam comprar adaptadores ou trocar as tomadas da sua casa. Agora, o governo quer fazer uma nova mudança, voltando ao modelo anterior.


Essa possibilidade está gerando muitas críticas. A população teria que trocar as tomadas novamente em menos de 10 anos. Sem falar que muitos sequer sabem desta ideia. Hoje, o formato com três pinos é obrigatório para novas construções e para eletrônicos vendidos no país.

-> Entenda a história e as polêmicas da tomada de três pinos

Reprodução

Quando a troca para o atual modelo foi instaurada, a explicação foi de que era mais seguro que seu antecessor, já que obrigou o uso do chamado “terra” nas tomadas, que diminui a incidência de choques elétricos e protege mais os aparelhos eletrônicos. Vale ressaltar que não há um padrão mundial de tomada, apenas o que elas devem ter. Cada país tem total autonomia para escolher o desenho usado em seu território, o que resulta em mais de 100 modelos espalhados pelo mundo.

Para que a mudança seja aprovada, é necessário passar pelo Conmetro, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

 

Via: Jornal da USP

Brasil Governo Eletricidade tomada tomada três pinos
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você