Moradores de Seattle podem votar em eleição com o celular

Programa foi idealizado pelo município, Centro Nacional de Cibersegurança, Tusk Philanthropies, organização sem fins lucrativos, e Democracy Live, empresa de tecnologia

Guilherme Preta, editado por Maria Lutfi 23/01/2020 13h45
Mulher Smartphone
A A A

O Condado de King, região em que se encontra Seattle, anunciou na última quarta-feira (22) que está implementando a votação via smartphone para a próxima eleição do conselho de supervisores. Os mais de 1,2 milhão de moradores vão poder usar o celular para registrar seus votos no pleito, que vai de 22 de janeiro a 11 de fevereiro.


O programa foi idealizado pelo município, o Centro Nacional de Cibersegurança, a Tusk Philanthropies, organização sem fins lucrativos, e a Democracy Live, empresa de tecnologia. “Aqui, nas eleições de King, estamos sempre procurando maneiras de melhorar o acesso e envolver nossos eleitores”, destacou Julie Wise, diretora de eleição do condado.

Bradley Tusk, CEO da Tusk Philanthropies, enfatizou o impacto positivo que a tecnologia pode ter na participação dos eleitores. Menos de 1% das pessoas elegíveis votaram na região nos últimos anos, segundo a NPR. Porém, a votação em smartphones encontrou forte resistência, principalmente após as eleições presidenciais de 2016.

A ideia de votação virtual não é nova. Em 2010, o Conselho de Eleições e Ética da capital americana criou um portal de eleições na internet e convidou especialistas em segurança para investigar vulnerabilidades. Após um estudante da Universidade de Michigan conseguiu violar o site, o conselho desistiu da ideia.

Outros municípios conseguiram implementar, com sucesso, a votação por smatphones para eleitores que moram fora do país. West Virgínia, por exemplo, recebeu 150 votos através de um aplicativo baseado em blockchain, em 2018. No mesmo ano, porém, a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos emitiu um alerta público contra a votação online e sugeriu que as eleições continuassem como são, com cédulas de papel.

Via: The Verge

Celulares Smartphones smartphone eleição estados unidos Celular
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você