Mulher toca violino durante cirurgia no cérebro; assista

Técnica inusitada para extrair um tumor objetivou evitar danos aos movimentos das mãos da paciente

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 20/02/2020 14h15
Violinista toca enquanto é operada
A A A

Uma equipe médica do King’s College Hospital, em Londres, desafiou os limites da medicina ao pedir à uma paciente tocar seu violino durante uma delicada cirurgia para extrair um tumor do cérebro. O fato inusitado ocorreu na Inglaterra, no mês passado.


A intenção da equipe em acordar Dagma Turner, integrante da Orquestra Sinfônica de Isle of Wight, da anestesia no meio do procedimento, visou proteger células importantes situadas no lóbulo frontal direito de seu cérebro, zona que controla, entre outras coisas, a mão esquerda, essencial para a violinista tocar seu instrumento.

“Realizamos cerca de 400 remoções de tumores todo ano, o que geralmente envolve pacientes realizando testes de linguagem, mas essa foi a primeira vez que um paciente tocou um instrumento”, afirmou Keypumars Ashkan, neurocirurgião do King’s College Hospital, de Londres.

Confira abaixo o impressionante vídeo com um trecho da cirurgia:

Via: Science Alert

Música Medicina Ciência cirurgia instrumentos musicais
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você