MWC 2019: Microsoft lança HoloLens 2 com diversas melhorias; confira

Dispositivo amplia campo de visão, aperfeiçoa imersão e adapta os hologramas aos olhos do usuário em tempo real, identificando para onde ele está olhando

Rui Maciel, editado por Lucas Carvalho 24/02/2019 19h26
Hololens 2
A A A

Este domingo (24/2) foi um dia agitado em anúncios, às vésperas do primeiro dia da Mobile World Congress 2019: depois de Xiaomi e Huawei anunciarem seus novos dispositivos, a Microsoft apresentou o HoloLens 2, a segunda edição do dispositivo de realidade mista da marca. Confira abaixo o vídeo de apresentação do equipamento: 


A apresentação do equipamento foi iniciada pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella e conduzida pelo brasileiro Alex Kipman, um dos líderes do projeto (e que também foi um dos criadores do Kinect).

O HoloLens 2 tem 47 pixels por grau de visão, que é como se o usuário tivesse duas TVs 4K em cada um de seus olhos, proporcionando uma imersão muito maior dos hologramas e maior interação com objetos virtuais. De acordo com Kipman, o dispositivo adapta os hologramas aos seus olhos em tempo real, já que ela consegue compreender para onde o usuário era olhando. 

Outra recurso aperfeiçoado no HoloLens 2 é a interação com os objetos. Agora, o usuário tem a sensação de toque nos itens holográficos e pode executar diversos comandos nos mesmos, como redimensioná-los, movê-los, girá-los ou apertar botões de comando. É possível ainda usar comandos de voz para acionar diversas funções e até mesmo manusear barras de intensidade. 

Reprodução

O HoloLens 2 conta com um processador Qualcomm Snapdragon 850 Compute Platform, uma HPU (Unidade de Processamento Holográfico) de 2ª geração, resolução 2K padrão 3:2 das lentes, com densidade holográfica de 2.5K radiantse e câmera com resolução de 8 MP, vídeo em até 1080p e taxa de 30 fps.

Além disso, o dispositivo traz microfones de cinco canais, alto-falantes embutidos, sensores que detectam os movimento das mãos e dosdos olhos, suporte a comandos de voz e linguagem natural conectada à internet. Por fim, ele ainda é dotado de conectividade WiFi 802.11ac 2×2 e Bluetooth 5.0.

Sua bateria tem autonomia de 2 a 3 horas de uso ativo e o carregamento pode ser feito por meio de portas USB-C, compatível com tecnologia de com recarga rápida.

Design do hardware

Kipman também afirmou que a ergonomia do hardware do HoloLens 2 foi aperfeiçoada e tornou-se mais confortável para que os profissinais de desenvolvimento das empresas possam utilizá-los por horas. Além disso, o peso do dispositivo foi melhor balanceado.

Dessa forma, o usuário não sentirá que tem algo pesado na cabeça, como acontece com os óculos de realidade virtual atuais. Para completar, o HoloLens 2 conta com câmeras que autenticam o usuário, para que os trabalhos sejam iniciados mais rapidamente.  

Reprodução

Para que serve o HoloLens 2

Durante a apresentação do HoloLens 2, a Microsoft ainda fez algumas demonstrações do potencial do dispositivo. Graças a suíte de soluções Dynamics 365 Guides (também da Microsoft), os usuários terão acesso a um menu holográfico que funcionará como uma espécie de tutorial, com exemplos práticos de manuseios de objetos, além de cenários de treinamento nos mais variados graus de complexidade no manuseio de processos e materiais. Confira abaixo um vídeo com uma demonstração prática:

Para completar, o HoloLens 2 pode ser totalmente manuseado na nuvem. Para isso, ele contará com o suporta da Azure, a divisão de serviços na nuvem da Microsoft.  O navegador nativo do dispositivo será o Edge, mas o Firefox também virá instalado "de fábrica".

Por fim, Tim Sweeney, CEO da Epic Games (criadora de Fortnite), também subiu ao palco para anunciar que a Unreal Engine - motor dos jogos da marca - terá compatibilidade com o HoloLens 2 e que alguns games futuros da empresa podem aparecer para o dispositivo da Microsoft. 

O HoloLens 2 estará disponível ainda este ano e custará US$ 3.500. Pacotes incluindo o Dynamics 365 Remote Assist custarão a partir  de US$ 125 por mês. O dispositivo estará disponível, inicialmente, nos Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Austrália e Nova Zelândia.

Os clientes podem pré-encomendar o HoloLens 2 a partir deste domingo clicando aqui


Microsoft realidade virtual mwc 2019 HoloLens HoloLens 2 realidade mista
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você