WizPhone WPOO6

MWC 2019: testamos o celular de R$ 30 da WizPhone que vem com Google Assistente

Camila Rinaldi, editado por Lucas Carvalho 28/02/2019 13h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Esqueça os dispositivos 5G, dobráveis ou topo de linha, pois estamos vivendo o retorno dos feature phones, ou melhor, dos smart feature phones. No início da semana, o Google anunciou a chegada do botão do seu assistente de voz aos celulares simples rodando com o software KaiOS, e bastou isso para termos uma explosão de aparelhos básicos, porém inteligentes, no MWC 2019.


O WizPhone WPOO6 é um destes aparelhos. Durante a feira de tecnologia de Barcelona, tive a chance de utilizar o celular e, apesar de me sentir de volta à década de 90, tenho certeza que este tipo de dispositivo será muito importante para democratizar ainda mais a Internet no mundo.

WizPhone WPOO6: sem tela sensível ao toque

Usar o WizPhone WPOO6 é um desafio para quem está acostumado com a rapidez de resposta da tela sensível ao toque, pois para introduzir conteúdo se faz uso do teclado físico, visto que a tela possui apenas 2,4 polegadas e não funciona por toque.

Reprodução

Agora, no entanto, a partir da parceria com o Google, aparelhos rodando com o sistema operacional KaiOS já podem utilizar o Google Assistente e realizar ações usando a voz. Isso significa que é possível lançar o assistente e pedir para abrir o YouTube, o Facebook, o Twitter, o WhatsApp e o Google Mapas, por exemplo. E acredite, isso melhora muito a interação com os serviços do aparelho.

Reprodução

WizPhone WPOO6: um celular simples, mas com Internet

No passado, celulares simples - ou feature phones - eram usados para fazer e receber ligações, enviar e receber mensagens, jogar snake, manter uma agenda de contatos, alarmes, câmera em alguns casos, enfim, realizar funções simples.

Agora, os celulares simples são inteligentes, pois podem acessar a Internet e usar serviços como Mapas e WhatsApp, por exemplo. Essa é toda a ideia por trás destes celulares, ser uma opção mais acessível para quem deseja se conectar à Internet, mas não tem condições financeiras para comprar um smartphone barato ou não tem intimidade para lidar com a tecnologia.

Reprodução

Levando isso em consideração, o WizPhone entrega o que promete. O aparelho é pequeno, mas as teclas são grandes e fáceis de alcançar. Depois que se pega o jeito, usar o aparelho fica um pouco mais fácil. Recursos como a câmera são um extra: ela pode servir para marcar o momento, mas não são o ponto alto do celular.

Reprodução

WizPhone WPOO6: a bateria pode durar até 10 dias

Como a tela é pequena e os recurso do dispositivos são simples, a bateria de 1.800mAh promete até 10 dias de uso do aparelho sem ter que recarregar. Este é, provavelmente, um dos grandes atrativos deste aparelho, pois dificilmente você ficará na mão com o WizPhone WPOO6. Por este motivo, este celular é uma boa alternativa como segundo dispositivo, ainda mais agora que oferece acesso à Internet.

WizPhone WPOO6: especificações técnicas

  • Sistema Operacional: KaiOS

  • RAM: 512MB

  • Armazenamento interno: 4GB

  • Tela: 2,4 polegadas

  • Câmera traseira: 2MP

  • Câmera frontal: VGA

  • Bateria: 1.800mAh

  • Processador: Qualcomm Snapdragon MSM8905

  • Conectividade: 4G e Wi-Fi

  • Aplicativos: WhatsApp, Facebook, Twitter, Google Assistente, Google Mapas e Buscador do Google

WizPhone WPOO6: básico e baratinho

Na época do seu lançamento, o WizPhone WPOO6 foi anunciado por 7 dólares, aproximadamente, 30 reais, no início de dezembro do ano passado. Porém, é claro que o custo do aparelho é maior do que este valor. Colocar um smart feature phone no mercado por esse preço só foi possível por causa de uma parceria entre a fabricante e as operadoras.

Durante toda a feira de Barcelona, empresas como a Nokia, por exemplo, colocavam lado a lado os aparelhos topo de linha e celulares simples e inteligentes, dada a importância destes aparelhos no atual contexto digital.

É claro que este tipo de celular não está na mira dos usuários de smartphones, porém, em um país como o Brasil, no qual utilizamos mais de um número de telefone, dispositivos de baixo custo como o WizPhone WPOO6 podem fazer mais sucesso do que se imagina.

Infelizmente, este modelo específico está a venda apenas na Indonésia no momento, mas empresas como a Positivo e a SEMP TCL estão trazendo celulares com esta mesma configuração ao Brasil nos próximos meses. Contudo, é difícil dizer se conseguirão parcerias para colocar um aparelho tão barato assim nas estantes das lojas nacionais.

Por fim, eu teria o WizPhone WPOO6 como segundo dispositivo, especialmente, por causa da bateria. E você?


Celulares Google mwc 2019
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você