Planetas espaço universo

Nasa anuncia descoberta de mais 10 planetas semelhantes à Terra

Lucas Carvalho, editado por Leonardo Pereira 20/06/2017 10h51
A A A

A agência espacial norte-americana, a Nasa, divulgou nesta terça-feira, 20, os últimos dados coletados pelo telescópio Kepler. Os dados em questão revelaram a existência de mais 219 planetas fora do nosso sistema solar, dos quais 10 têm chances de ser semelhantes à Terra.

O Kepler observou 200 mil estrelas na constelação de Cygnus (Cisne), numa missão iniciada em 2009. Os 10 potenciais "primos" da Terra têm diâmetros semelhantes ao nosso planeta, são provavelmente rochosos e estão na chamada "zona habitável" das suas respectivas estrelas.

Isso significa que eles estão a uma distância suficiente dos seus sóis para que haja água em estado líquido na superfície. E, como destacam os cientistas ouvidos pelo jornal britânico The Guardian, água em estado líquido é um ingrediente fundamental para a formação de vida em qualquer um desses planetas.

Os pesquisadores ainda precisam investigar com mais cuidado os dados coletados pelo Kepler, e assim levantar mais informações sobre os recém-descobertos planetas. Ao todo, o telescópio espacial da Nasa já encontrou mais de 4.000 planetas, dos quais apenas 50 têm chances de abrigar vida como a da Terra.

Para a Nasa, o Kepler tem sido fundamental na diferenciação de dois tipos de planetas: os gigantes gasosos, como Netuno, que têm pouquíssimas chances de abrigar vida; e os pequenos rochosos, como a Terra, que têm mais chances de abrigar vida. Ao todo, a agência espacial norte-americana já identificou 3.500 planetas fora do sistema solar, com base em dados de diversos telescópios além do Kepler.

Nasa Ciência Astronomia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.