Via Láctea

Nasa divulga novas imagens da Via Láctea; confira

Bruna Lima, editado por Cesar Schaeffer 24/07/2019 13h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Imagens foram capturadas pelo observatório Chandra, que está em atuação no Espaço desde 1999

O Chandra X-ray Observatory, um observatório da Nasa em atuação desde que o Ônibus Espacial Columbia o lançou no Espaço em 23 de julho de 1999, completou 20 anos. Em comemoração à data, a Agência divulgou uma série de novas imagens da Via Láctea captadas por ele.


O Chandra foi construído com o objetivo de registrar as emissões de raios-X, tornando-o perfeito para observar coisas quentes, como estrelas e aglomerados de galáxias. A visão única do telescópio gera imagens coloridas que destacam processos ativos que acontecem entre as estrelas. Pesquisadores geralmente combinam o ponto de vista do Chandra com o de outros telescópios, incluindo o Hubble.

Todas as novas imagens são hipnotizantes, mas a visão de Chandra da constelação Sagitário A, o buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia Via Láctea, acabou sendo uma das que mais chocou:

Reprodução

A imagem é psicodélica, e mostra "nuvens de gás a temperaturas de milhões de graus, estrelas de nêutrons e anãs brancas arrancando material de estrelas companheiras e tentáculos de emissão de rádio". Ainda pode ser visto a combinação dos dados de raios-X do Chandra em verde e azul com dados de rádio vistos em vermelho do telescópio MeerKAT na África do Sul.

A Nasa também divulgou uma imagem composta da enorme estrela Cygnus OB2, que combina observações do Chandra com dados de outros dois telescópios. Esta visão brilhante mostra como esta estrela está enviando ventos de alta energia.

Reprodução

"Esses ventos violentos podem colidir ou produzir choques no gás e poeira ao redor das estrelas, depositando grandes quantidades de energia que produzem emissões de raios-x que o Chandra pode detectar", segundo a Nasa. 

Em 20 anos, o Chandra realizou 2.700 viagens ao redor da Terra e percorreu mais de 1,5 bilhão de quilômetros.

Via: CNet

 

Nasa Estrelas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você