Google Chrome

Google Chrome promete ficar mais rápido com nova função de cache de páginas

Luiz Nogueira, editado por Lucas Carvalho 28/02/2019 11h28
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O recurso promete armazenar páginas já visitadas para evitar que o navegador tenha de carregá-las novamente

A experiência de uso do Chrome pode se tornar mais rápida muito em breve. Isso porque o browser do Google ganhará um novo recurso que recebe o nome de bfcache (back-forward cache) e promete melhorar a navegação em sites por meio do armazenamento em cache dessas páginas.


O Google está trabalhando em um sistema que permite que o navegador armazene uma página da internet enquanto você navega por uma nova. Ao voltar para o site já visualizado, o Chrome vai abri-lo rapidamente, sem a necessidade de recarregá-lo, já que o mesmo ficou salvo. O mesmo se aplica caso seja acionado o botão de voltar a página anterior.

A empresa disse que esse recurso não aumentará a velocidade de navegação na internet, apenas fará com que a navegação às páginas acessadas anteriormente seja otimizada.

Parece algo simples, porém, há alguns desafios a serem superados antes da novidade ser implementada. Uma delas é a questão de privacidade. Isso porque o bfcache tem de verificar se não há nenhum JavaScript rodando na página. Além disso, a bateria do celular (ou do notebook) pode ser poupada, já que o carregamento de página não seria tão pesado. No entanto, a questão do consumo de memória seria um problema, por elas ficarem armazenadas.

A novidade tem previsão de ser implementada ao Google Chrome em 2020. Enquanto isso, os testes de funcionamento do recurso serão realizados ao longo desse ano.

VIA: Engadget

google chrome atualização
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você