Stories da Netflix

Netflix já é responsável pela maior parte do tráfego de dados global

Renato Santino 20/11/2018 18h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aos poucos, a Netflix começa a se estabelecer como responsável pelo maior volume de dados que circulam pela internet global. Um estudo da empresa canadense de gerenciamento de banda larga Sandvine que não há nada no mundo que movimente mais tráfego na rede do que a plataforma de streaming de vídeos.

Segundo a pesquisa, 13,75% do tráfego global da internet, quando se leva em conta tanto download quanto upload, é referente à Netflix. Isso é mais do que qualquer outro serviço ou protocolo, e mostra como a empresa se tornou uma potência do consumo de mídia no Ocidente.

Reprodução

Os números globais da Netflix são impulsionados especialmente pelo desempenho da empresa nas Américas, onde ela é responsável por 16,92% do tráfego total. Em outras regiões essa força já não é igual: na EMEA (sigla que concentra Europa, África e Oriente Médio), a Netflix só fica na segunda colocação com 12,06%, posicionada atrás do YouTube com 15,11%.

Já na Ásia e no Pacífico, a empresa só fica na quinta colocação, com 5,24% do tráfego total da região, ficando atrás de streaming de vídeo HTTP, transferências via BitTorrent, o Facebook Video e o tráfego HTTP.

O que é interessante é observar como nas regiões onde a Netflix é muito forte, o tráfego gerado pelo BitTorrent não é tão alto. Nas Américas, os torrents nem aparecem no top 10 dos maiores geradores de tráfego, enquanto na EMEA o protocolo já fica na sexta colocação, com 4,71%. Globalmente falando, no entanto, os torrents ainda são o quinto maior gerador de tráfego, justamente pela força na Ásia.

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo

Netflix
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você