Nokia divulga calendário de atualização para Android 11 'sem querer'

Publicação de imagem com períodos de atualização e modelos de celulares compatíveis foi feita no Twitter e removida em seguida

Wellington Arruda, editado por Daniel Junqueira 28/09/2020 17h55
Smartphone Nokia 8.2
A A A

Em uma publicação feita nesta segunda-feira (28), o perfil oficial da Nokia no Twitter divulgou, "sem querer", uma imagem com a agenda de atualização dos seus celulares para o Android 11. Logo em seguida, o post foi apagado pela própria conta, mas usuários da rede social conseguiram fazer capturas de tela antes disso.


De acordo com a imagem, praticamente todos os smartphones que foram lançados com Android 9 ou Android 10 receberão o novo Android 11. Incluindo o modelo Nokia 8.1, lançado no final de 2018. Essa é a lista de produtos e os respectivos períodos de lançamento:

  • Quarto trimestre de 2020 ou primeiro de 2021: Nokia 8.3 5G, Nokia 8.1, Nokia 5.3 e Nokia 2.2

  • Primeiro trimestre de 2021: Nokia 1.3, Nokia 4.2, Nokia 2.4, Nokia 3.4, Nokia 2.3 e Nokia 3.4

  • Primeiro ou segundo trimestre de 2021: Nokia 7.2, Nokia 6.2 e Nokia 3.2

  • Segundo trimestre de 2021: Nokia 1 Plus, Nokia 9 Pureview

Reprodução

Segundo calendário divulgado hoje, smartphones Nokia devem começar a ser atualizados para o Android 11 no final de 2020. Imagem: Twitter/Reprodução.

"Temos o prazer de anunciar nossos planos de atualização do Android 11! Fizemos 1.000 atualizações nos últimos três anos como parte da nossa #PromessaDos3Anos, mantendo você seguro e protegido em todos os momentos", diz a mensagem já apagada.

Até o momento, a Nokia não se pronunciou sobre o assunto. Logo, não se sabe se alguma informação equivocada acabou sendo divulgada, ou então se o planejamento sofreu alguma alteração. As mil atualizações citadas incluem, também, as de segurança do sistema. 

Três anos de update

Considerando o modelo mais antigo da lista, a Nokia deve cumprir o período de duas atualizações do Android. A companhia cita, em seus lançamentos, um período de três anos de atualização para os smartphones – dois de gerações do sistema operacional e um ano "extra" com updates de segurança.

A atualização para o Android 11 traz para os dispositivos um foco maior em produtividade, privacidade e segurança das informações pessoais. Tanto que é possível restringir o acesso de aplicativos aos sensores de câmera, microfone e GPS de forma mais específica.

Na mesma medida, usuários têm relatado em fóruns e redes sociais problemas com a atualização. Em alguns casos, a multitarefa dos dispositivos é impedida de ser aberta, logo não é possível ver os apps que estão funcionando em segundo plano. Alguns usuários da linha Pixel, do próprio Google, citam que a câmera também tem deixado de funcionar.

Via: GizChina

Software Android Nokia Sistema Operacional smartphone Android 11
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você