Novo Bluetooth transmite som para vários aparelhos ao mesmo tempo

Isso significa ouvir música em mais de um aparelho e melhor integração nos fones de ouvido totalmente sem fios

Renato Santino 09/01/2020 22h01
Earbud, fone de ouvido sem fio, bluetooth
A A A

O Bluetooth é uma tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, tornando-se um dos padrões mais importantes de comunicação sem fio, mas isso não quer dizer que ele é ótimo. No entanto, no que depender da tecnologia anunciada nesta semana, algumas das falhas mais graves no protocolo serão solucionadas ao longo dos próximos anos.


A novidade é o Bluetooth LE Audio, um novo padrão que trará alguns benefícios interessantes em um futuro não muito distante. A primeira novidade é a capacidade de transmissão para múltiplos dispositivos simultaneamente. Atualmente, um dispositivo só é capaz de transmitir som para um único aparelho por vez, mas o recurso Multi-Stream Audio beneficiará vários aparelhos.

Para começar, a tecnologia será muito útil para os fones “true wireless”, que não têm nenhum fio ligando o plugue direito ao esquerdo, como é o caso do AirPod, da Apple, e tantos outros que se popularizaram no último ano. Com a tecnologia, seu celular (ou outro equipamento), transmite som para apenas um dos fones, direito ou esquerdo, que precisa repassar o som para a outra saída, do lado oposto, e realizar um pouco de mágica de software para manter o áudio sincronizado.

Com a nova tecnologia, as duas saídas receberão o sinal simultaneamente, eliminando potenciais problemas de atraso. Da mesma forma, os fones Bluetooth também poderão fazer o caminho inverso e conectar-se a múltiplos aparelhos de uma só vez, como um computador, um celular e um tablet, tornando mais fácil a sincronização com dispositivos. Uma outra vantagem é a possibilidade de ouvir música com amigos em sincronia, sem a necessidade de compartilhar os fones de ouvido.

O Bluetooth LE Audio também deve trazer melhorias em outro ponto fraco da tecnologia: a qualidade do som. O uso de um novo codec chamado LC3 promete melhor qualidade de áudio com taxas de transferências mais baixas. Desta forma, o áudio pode até não melhorar tanto a ponto de ser uma evolução perceptível, mas o requisito de largura de banda menos exigente proporcionará maior autonomia de bateria.

Música Bluetooth Áudio
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você