Novo Google Fotos permite mudar iluminação e fazer ajustes finos em fotos antigas

Aplicativo ganhou funções que, por enquanto são exclusivas para os novos celulares Pixel, e outras disponíveis para todos os usuários de Android

Renato Santino 30/09/2020 18h35
google fotos
A A A

Junto dos novos celulares da linha Pixel, do Nest Audio e um Chromecast atualizado, o Google também anunciou novidades de software. Um dos apps mais importantes da empresa, o Google Fotos, está recebendo uma atualização com uma série de novos recursos para o tratamento de imagens.


O destaque fica para uma nova função chamada Portrait Light. Ela permite ajustar a iluminação de uma foto mesmo após o clique, permitindo replicar com software o efeito de uma fonte de luz externa. Assim, é possível modificar o ângulo de incidência no rosto de uma pessoa, ou mudar sua intensidade. Tudo isso pode ser feito mesmo após o clique, e com fotos tiradas muitos anos atrás.

No entanto, por enquanto, este novo recurso é uma exclusividade dos novos aparelhos da linha Pixel, o que limita a função aos modelos 4a 5G e 5. No entanto, o Google tem a tradição de introduzir recursos exclusivos aos seus celulares apenas temporariamente, o que provavelmente significa que no futuro a maioria dos aparelhos Android serão capazes de fazer uso do Portrait Light.

Para quem não tem o Pixel, o novo Fotos já traz uma série de novidades, mesmo sem o Portrait Light. O primeiro é que, ao fazer uma edição em uma foto, o aplicativo mostrará algumas sugestões de como fazer a foto melhorar com base em sua tecnologia de aprendizado de máquina, capaz de reconhecer com inteligência artificial pequenos ajustes que otimizem o resultado do clique.

Quem não gostar da ideia de ter uma inteligência artificial dizendo como melhorar sua foto pode fazer ajustes manuais. O novo Fotos traz uma série de configurações granulares que permitem alterar elementos como contraste e brilho. Novamente, todos os ajustes podem ser feitos após a foto, mesmo se ela foi capturada há vários anos.

Google fotos
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você