Novo robô do Google anda sobre rodas e 'induz pesadelos' saltando obstáculos

Os robôs da Boston Dynamics (comprada pelo Google em 2013 e parte do conglomerado Alphabet) sempre foram incríveis e assustadores, mas o novo projeto da empresa se supera. Surgiu na internet um vídeo supostamente vazado que mostra o Handle, uma nova máquina que substitui os pés de suas máquinas bípedes e quadrúpedes por rodas, e o resultado não é reconfortante.

A máquina lembra um pouco outros robôs da empresa, como o Atlas, com a diferença de se movimentar como um Segway, e não replicar o funcionamento de pernas humanas. Marc Reibert, fundador da empresa, não esconde que o projeto pode “induzir pesadelos”. Ele literalmente usou essas palavras para definir o robô.

O criador explica que o Handle “é um experimento em combinar pernas com rodas, com um sistema dinâmico que se equilibra em todos os momentos”, com a capacidade de jogar seu peso para um lado ou para o outro para manter sua estabilidade. As rodas permitem maior agilidade e maior eficiência em áreas planas, mas trazem desvantagens na hora de locomoção em terrenos acidentados.

Pelo vídeo, é possível ver o robô se movimentando de forma muito rápida em uma área de testes fechada e na grama. Mais impressionante ainda é vê-lo saltar sobre um obstáculo sem dificuldades e como todo o seu corpo se prepara para o pulo de uma forma bastante similar ao de uma pessoa andando de skate.

O Handle tem esse nome justamente por ter sido criado para poder manusear objetos, e sua capacidade de se mover rapidamente em uma área plana certamente seria uma vantagem em um depósito, como ferramenta de transporte de carga. Seria ótimo para a Boston Dynamics se sua máquina finalmente ganhasse uma aplicação prática.

Quando o Google adquiriu a Boston Dynamics em 2013, ninguém sabia muito bem qual seria o objetivo da aquisição. Afinal de contas, a empresa nasceu como desenvolvedora de robôs com foco militar, mas o Google não tinha interesse em fornecer máquinas de guerra. Os anos passaram, e a BD seguiu criando seus robôs impressionantes, mas nunca foi capaz de transformá-los em um produto comercial.

Hoje, com a transformação do Google em Alphabet, as subsidiárias passaram a ser pressionadas por resultados financeiros, e não podem mais se sustentar exclusivamente dos recursos vindos do AdWords. A incapacidade da Boston Dynamics em comercializar seus projetos dá origem a fortes rumores de que a empresa está prestes a ser vendida, mas até o momento não há nada concreto.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ