Novo software separa vocais de instrumentos em músicas

Equipe de engenheiros do Deezer desenvolveu a tecnologia, que usa aprendizado de máquina para separar os sons rapidamente

Fabrício Filho, editado por Liliane Nakagawa 05/11/2019 21h00
Notas musicais
A A A

Uma equipe de engenheiros do serviço de streaming do Deezer criou uma biblioteca de separação de áudio chamada "Spleeter". A tecnologia foi construída em Python e TenserFlow, que usa aprendizado de máquina para separar os diferentes sons das músicas de forma rápida e prática.


A biblioteca é fornecida em três modelos: duas hastes (vocais e outros acompanhamentos), quatro hastes (vocais, bateria, baixo e outros) e cinco hastes (vocais, bateria, baixo, piano e outros). Foram realizados testes com músicas do Led Zeppelin, Lizzo, Marvin Gaye, Billie Eilish e Lil Nas X w/ Billy Ray Cyrus.

O lançamento do Spleeter ocorrerá após a estreia do Open-Unmix, outra biblioteca de separação de código-fonte aberto em Python, que usa redes neurais similares ao TensorFlow. Nos testes de Andy Baio, tecnólogo e autor do blog waxy.org, o Open-Unmix separou os áudios com cerca de 35% da velocidade do Spleeter, não suportou arquivos MP3 e os resultados foram consideravelmente piores. 

 

Via: Waxy

Música Streaming Tecnologia Python deezer
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você