traje nasa

Novo traje espacial da NASA vem com um banheiro embutido

Renato Santino 23/02/2018 21h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ser um astronauta pode ser um sonho para muitas crianças, mas a realidade da atividade está longe de ser tão glamorosa como muitos pensam. Um exemplo disso é que um novo traje espacial criado pela NASA para viagens na Orion, a próxima geração das naves espaciais humanas, vem com um banheiro embutido.

O nome é um pouco mais rebuscado do que “banheiro embutido”, mas a função é a mesma. O “sistema de descarte de resíduos de longo prazo” é voltado para garantir que o astronauta tenha um mínimo de dignidade e higiene mesmo no caso de a nave passar por uma despressurização.

A Orion possui um banheiro propriamente dito, o que significa que, se tudo ocorrer como previsto, os astronautas não precisarão usar o banheiro do traje. No entanto, em caso de dificuldade, o novo traje foi feito para permitir que os ocupantes sobrevivam durante até 6 dias. Isso significa que é necessário proporcionar aos astronautas a possibilidade de se alimentar, defecar e urinar sem precisar tirar o traje.

A nave foi projetada para viagens curtas, não sendo, portanto, adequada para o tão sonhado voo para Marte, mas ela pode ser usada para o retorno à Lua, que tem sido proposto pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Assim, os seis dias de vida que o traje proporciona podem ser exatamente o suficiente para retornar à superfície da Terra em segurança.

Não é a primeira vez que a NASA aposta em um sistema deste tipo, no entanto. O sistema de descarte será bastante similar à tecnologia que agência usava nos anos 1970, segundo o site Space.com. A técnica havia sido descartada por muito tempo e foi retomada agora.

Para a coleta de fezes, será usada uma sacola como as vistas na era dos voos da geração Apollo, e para a coleta da urina “cateter-preservativo”, que é um aparato colocado sobre o pênis ligado a um tubo que armazena o líquido. O problema, neste caso, é que obviamente esta tecnologia não funciona com mulheres por questões biológicas. A NASA informa que uma solução para as astronautas do sexo feminino ainda está em fase de desenvolvimento.

espaço Nasa
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você