USI Banner

Novos Chromebooks da HP suportam padrão universal de canetas

Rafael Rigues 27/09/2019 09h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Portáteis são os primeiros aparelhos compatíveis com o padrão USI, que visa tornar canetas e dispositivos de vários fabricantes compatíveis entre si

A HP está lançando nos EUA dois novos Chromebooks, chamados x360 12b e 14b, que são os primeiros aparelhos no mercado com suporte a um padrão universal para canetas chamado USI (Universal Stylus Initiative).


Atualmente há vários dispositivos com canetas no mercado, mas eles são incompatíveis entre si. Uma S Pen do Galaxy Note não pode ser usada num iPad, e a Apple Pencil não pode ser usada num tablet Surface. Assim como o Qi é um padrão universal para recarga sem fios, a USI quer ser um padrão universal para canetas ativas, o que torna possível que canetas e aparelhos de diversos fabricantes sejam compatíveis. Isso também abre o mercado para que fabricantes de acessórios possam desenvolver suas próprias canetas, compatíveis com uma ampla variedade de dispositivos.

Canetas compatíveis com o padrão USI usam comunicação bidirecional com o dispositivo, e podem 'pular' automaticamente de uma frequência para outra para evitar interferência. Além disso, tem uma pequena quantidade de memória interna que pode ser usada para armazenar um perfil com as preferências do usuário, que poderiam passar de dispositivo para dispositivo com a caneta.

Segundo a USI o padrão foi feito pensando em expansão futura, e suporta 4.096 níveis de pressão e medição inercial em 9 eixos, o que possibilita elevados níveis de precisão e resposta ao toque.

Além do suporte a USI, os novos Chromebooks da HP tem dobradiças em 360 graus que permitem que se transformem em um tablet, processadore Intel Celeron N4000 dual-core a 1.1 GHz, 4 GB de RAM e 32 GB de memória interna. O x360 12b tem uma tela de 12 polegadas com resolução de 1366 x 912 pixels, e o x360 14b tem uma tela de 14 polegadas, com resolução de 1366 x 768 pixels.

Ambos os modelos estarão à venda nos EUA ainda neste mês. O x360 12b custará US$ 359, enquanto o 14b sai por US$ 379.

Fonte: The Verge

Tablet iPad surface galaxy note stylus stylus notebook dobrável usi
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você