Drone da Amazon

O novo drone de entrega da Amazon é um híbrido de helicóptero e avião

Maria Dourado, editado por Roseli Andrion 05/06/2019 18h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mas não se empolgue: o uso dos robôs para esse fim está distante de tornar-se realidade

Entregas pelo Prime Air, da Amazon, ainda não são realidade, mas a empresa continua a desenvolver o design do robô voador. Ela revelou um drone elétrico de última geração que pode superar alguns dos desafios enfrentados no delivery. 


O projeto é um híbrido que pode decolar e aterrissar verticalmente — como um "hexacopter" típico —, mas tem aerodinâmica e, portanto, eficiência mais parecida com a de uma aeronave de asa fixa. O mais importante é que ele é mais seguro — e não apenas pela cobertura protetora que funciona como asa.

Como o veículo opera em seis graus de movimento (em vez de quatro), é mais estável e mais adequado para lidar com rajadas de vento. A inteligência artificial também desempenha papel crucial: ele pode evitar obstáculos inesperados — incluindo os que se movem — e é capaz de detectar fios, como cabos de energia ou varais.

A Amazon ainda procura por drones com alcance de 15 milhas (24,1Km) e capacidade de transportar, em até 30 minutos, pacotes abaixo de 5 libras (pouco mais de 2Kg) para os clientes. A companhia espera que os robôs não só façam entregas mais rápidas, mas reduzam o impacto ambiental.

É preciso, contudo, moderar as expectativas. Não há menção de quando o serviço estará disponível. Além disso, ele é altamente dependente de regulamentações que permitam entregas feitas por drones. Fora os desafios da prática, como chuvas, ventos, barulho e outros. Mesmo assim, o híbrido representa um passo em direção ao objetivo da companhia de Jeff Bezos, mas não muito mais que isso.

Amazon Drone
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você