O novo robô do Google é um cachorro que ajuda nas tarefas de casa

A Boston Dynamics, empresa que pertence ao conglomerado Alphabet (que também controla o Google), revelou um novo projeto de robô. A máquina da vez parece mais uma mistura robótica entre um cachorro, por causa do tamanho, e uma girafa, pela extensão do pescoço. O SpotMini, no entanto, quer ser mais do que um animal eletrônico de estimação; ele pode ser o faxineiro da casa.

A máquina usa a tecnologia da empresa para reconhecimento de ambiente e locomoção, mas em vez de recorrer à hidráulica para movimentação, o SpotMini usa motores elétricos, o que permite que ele seja mais silencioso que outros robôs da Boston Dynamics. Em uma recarga, ele pode funcionar por até 90 minutos, dependendo da tarefa que estiver realizando.

O robô pode aprender com os seus humanos a realizar várias funções, o que inclui transportar coisas pela casa, como comida ou bebidas para os seus donos, ou colocar objetos na pia na máquina de lavar louça, como mostra o vídeo de demonstração abaixo.

Como conta com a tecnologia da Boston Dynamics, o robô é extremamente eficiente em se movimentar sem cair no chão (basta lembrar que os robôs da empresa são constantemente chutados nos testes). Na demonstração, ele até escorrega em cascas de banana, mas ele também é capaz de usar o seu braço mecânico para ficar em pé novamente, sem depender de assistência humana.

O braço articulado e a mão também são destaques à parte. Usando um giroscópio, a máquina é capaz de manter a garra parada no espaço enquanto o restante do corpo se move. Em uma situação real, esta capacidade permite que o robô transporte objetos delicados e materiais perigosos até mesmo em terrenos irregulares.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ