Nasa buraco negro devorando estrela

O que aconteceria se um buraco negro engolisse a Terra

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 04/11/2019 09h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Calculadora online permite simular todos os tipos de colisões e traz informações sobre a natureza e comportamento dos buracos negros

Já imaginou o que aconteceria se nosso planeta Terra encontrasse um buraco negro? Bom, com certeza todos nós seríamos destruídos, mas qual seria o resultado final? Que impacto esse “lanchinho” teria no tamanho e comportamento do buraco negro? É o que uma nova calculadora online tenta responder.


A Black Hole Collision Calculator é parte do projeto Omni Calculator, que visa criar ferramentas online para facilitar todo o tipo de cálculo ou conversão. Criada por Álvaro Díez Gepe, estudante de Física de Partículas que mora em Varsóvia, na Polônia, a calculadora permite obter resultados de forma bem simples: basta informar o tamanho do buraco negro (em massas solares), o tamanho do objeto que irá colidir com ele, a distância entre os dois e observar os resultados.

Por exemplo, se nosso planeta chegasse a uma distância de 1 unidade astronômica (o equivalente à distância entre a Terra e o Sol) de um buraco negro com 3 massas solares (um dos menores já detectados), seríamos destruídos quase sem deixar pistas no buraco negro em si. Sua massa final e o raio do horizonte de eventos (ponto a partir do qual nem a luz consegue escapar da atração gravitacional) seriam praticamente inalterados. Pra ser mais preciso, o horizonte de eventos se expandiria em apenas 0.00009708%.

Além de fazer os cálculos, o site também traz informações sobre os buracos negros, como o que são, como conseguimos ver um, o que é o horizonte de eventos e mais. Se você se interessa pelo tema, a visita é mais do que recomendada.

Fonte: Black Hole Collision Calculator

Ciência Astronomia espaço buraco negro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você