O que esperar da Campus Party 2016

Começa nesta terça-feira, 26, a nona edição do principal evento de tecnologia do Brasil (e um dos maiores do mundo): a Campus Party 2016. A feira está aberta ao público até o próximo domingo, 31, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Todas as 8 mil entradas já foram vendidas para o evento, que este ano traz como lema a expressão "Feel the Furure" - ou "Sinta o Futuro", em português. O tema recorrente da CPBR 2016 será a tecnologia que vai moldar o nosso modo de vida no futuro.

O lema se reflete principalmente na lista de palestrantes que a organização trouxe para o Brasil este ano. Um dos destaques é Grant Imahara, o engenheiro eletricista membro da equipe do programa "Mythbusters", os "caçadores de mitos" do canal Discovery.

Especialista em efeitos práticos, ele trabalhou durante anos na Industrial Light and Magic (ILM), pertencente à Lucasfilm, que cuidou dos efeitos visuais da franquia Star Wars. Além disso, Imahara trabalhou também em outros filmes de sucesso, como "Jurassic Park" e "Matrix". O engenheiro se apresenta no palco principal do evento às 20h de quarta-feira, 27.

Antes disso, porém, a CPBR receberá Eugene "Che" Chereshnev, vice-presidente global de marketing de consumo da Kaspersky Lab. Especialista no mercado de segurança, o profissional terá muito o que falar para o público interessado na área de TI. Sua palestra começa às 13h do dia 27.

No dia seguinte, o palco principal verá a palestra de Michel Smit, presidente da Energy Floors e um auto-proclamado empreendedor e entusiasta do mercado cultural. Ele é criador de uma espécie de pista de dança que gera energia com base no movimento do público. O profissional vai falar aos campuseiros sobre criatividade e inspiração às 20h do dia 28.

Marie Cosnard é o principal nome do dia 29, trazendo à CPBR um pouco de sua experiência no aplicativo Happn. O app de relacionamentos permite ao usuário entrar em contato com pessoas que cruzam o mesmo caminho, como um "Tinder" que aproxima pessoas pelo histórico de localização. "O mundo real de volta ao relacionamento online" é o tema da palestra da francesa, que se apresenta às 14h30 na sexta-feira.

O dia 30 verá a cerimônia de encerramento da CPBR 2016 às 20h, mas não sem antes dar espaço para importantes nomes do mundo da ciência e tecnologia. Um deles é o de Thaisa Bergmann, premiada astrofísica brasileira, que levará ao palco principal às 13h um debate sobre "Buracos Negros Supermassivos e seu papel na Evolução do Universo".

Em seguida é a vez de Neil Harbisson e Moon Ribas, os criadores da Fundação Cyborg. Ambos usam implantes eletrônicos com a ideia de "fundir" suas naturezas humanas com a tecnologia, e, através de sua fundação, defendem os direitos de outras pessoas fazerem o mesmo. Enquanto Harbisson possui uma antena na cabeça que o permite "ouvir as cores", Moon vem com um sensor de abalos sísmicos sob a pele. Os dois se apresentam às 14h30.

Isso é apenas uma parcela de tudo o que a Campus Party 2016 reserva para os visitantes a partir desta terça. A organização do evento espera 120 mil visitantes este ano, além dos 8 mil campuseiros que poderão levar seu equipamento e acampar na feira durante esses 5 dias. O Wi-Fi disponível no local contará com velocidade de 40 Gbps.

Se você não conseguiu ingresso, pode assistir às principais palestras pela internet (o evento fará streaming ao vivo pelo YouTube), ou ainda visitar a Campus Experience, uma área gratuita do evento com direito a palestras sobre empreendedorismo, apresentação de startups e de projetos de estudantes.

Confira abaixo a agenda para o palco principal do evento e clique aqui para conferir a programação completa da feira.

26 de janeiro (terça-feira)
20:00 - Cerimônia de abertura
21:00 - Palestra "Feel The Future" com o fundador da CPBR, Paco Ragageles

27 de janeiro (quarta-feira)
10:30 - Lançamento no Brasil da maior empresa mundial de e-Sports (ESL)
13:00 - Eugene Chereshnev (Che)
14:30 - Como desacelerar o aquecimento global e criar novas fontes e energias, com Guilherme Nastari
15:45 - Inspiracional + Motivador + Uma dose de realidade que nem tudo são flores, com Leonardo Tristão
17:00 - Ime Archibong, diretor global de Parcerias Estratégicas do Facebook
18:15 - Novo Cartola FC: as novidades do maior fantasy game do Brasil
20:00 - Grant Imahara

28 de janeiro (quinta-feira)
10:30 - O Futuro das Tecnologias Educativas, com Vanderlei Martinianos
11:45 - Cidade dos Drones
13:00 - Daniel Matros
14:30 - Humanos, tecnologia e o futuro da educação, com Guy Vardi
15:45 - Desenvolvimento de produtos com a metodologia human centered, com Mark Jamison
18:15 - Another Week = Cartoon Network, com Agustin Ferrando
20:00 - Michel Smit
21:30 - Como ganhar dinheiro e viajar o mundo ao mesmo tempo, com Eme Viegas e Jaque Barbosa

29 de janeiro (sexta-feira)
14:30 - O mundo real de volta ao relacionamento online, com Marie Cosnard (Happn)
15:45 - A tecnologia pode ser capaz de simular 100% de emoções humanas? Com Sébastien Tondeur
17:00 - O futuro das profissões, com Daniel Susskind
20:00 - Futuro do Marketing, com Steve Gershik
21:15 - Se a Crise Nos Muda, a Palestra Muda, com Dado Schneider

30 de janeiro (sábado)
11:45 - Delas pra elas: tecnologia e segurança, "Sai pra Lá" e ONU Mulheres.
13:00 - Buracos Negros Supermassivos e seu papel na Evolução do Universo, com Thaisa Storchi Bergmann
14:30 - A vida na era das novas sensações com Neil Harbisson e Moon Ribas
15:45 - O Fator humano e os desafios da Tecnologia da Informação, com Gianluca Colombo
20:00 - Cerimônia de encerramento

Campus Party Brasil 2016
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi. Rua Professor Milton Rodrigues, 13, Santana. São Paulo (SP).
Quando: de 26 a 31 de janeiro
Quanto: R$ 290 (ingressos esgotados)

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ