Onion Browser, um 'Tor para iOS', está disponível de graça; confira

Criado em 2012 pelo desenvolvedor Mike Tigas, o Onion Browser, uma espécie de Tor, navegador que permite acessar a rede anonimamente, está disponível de graça há algumas semanas e tem se tornado bastante popular entre os usuários, ultrapassando os milhares de downloads diários.

Em entrevista ao site Ars Technica, Tigas explica o motivo de sua decisão de não cobrar mais pelo app. "Levando em consideração os eventos recentes, muita gente acredita que é mais importante do que nunca apoiar a liberdade de expressão, os direitos de privacidade e a segurança digital. Acho que agora é o melhor momento para tornar o Onion Browser mais acessível a todos", afirma.

Ao contrário do Tor ou do OrFox, disponível para Android, o Onion Browser não é baseado no mecanismo de renderização do Firefox. Isso significa que as falhas encontradas no Firefox não afetam o navegador móvel, como acontece com os outros.

O desenvolvedor explica que outras preocupações influenciaram a decisão de disponibilizar o app de graça. “O Irã, por exemplo, não é um país onde é permitido, tecnicamente, comprar um iPhone. Mas ilegalmente é possível. As pessoas de lá não podem comprar apps pagos, porque têm que ter um cartão de crédito que a Apple aceite.”

Nem tudo funciona perfeitamente. Muitas das funcionalidades multimídia do iOS tornam difícil o anonimato. "O Onion Browser tenta fornecer alguma funcionalidade para bloquear JavaScript e multimídia, mas esses recursos ainda não são tão robustos quanto em outras plataformas", explica Tigas. O navegador também não aceita a utilização de abas e é mais lento do que o usual.

O app pode ser baixado aqui.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ