Partida profissional de Fifa é resolvida no 'pedra, papel e tesoura' por falha técnica

Problema nos servidores impediu que jogadores se encontrassem, e o resultado seria uma derrota para ambos

Renato Santino 02/03/2020 21h50
FIFA 20
A A A

O que acontece quando um evento de e-sports, com jogadores profissionais, é afetado diretamente pela tecnologia? O resultado é o que foi visto em um evento qualificatório de Fifa 2020, com envolvimento da Electronic Arts na organização e apoio: os atletas precisaram decidir quem levaria a vitória na base de uma disputa de “pedra, papel e tesoura”.


O problema todo se deu no lado dos servidores da EA. Os dois participantes, Shaun “Brandsha56” Galea e Hasan "Hasoo19" Eker, tentaram, mas não conseguiram se encontrar online para se convidarem para a partida e precisaram encontrar uma outra forma de definir o vencedor.

O regulamento não deixava a eles nenhuma outra opção. Isso porque as regras determinam que, quando há uma falha dupla, que impede que os dois jogadores se conectem, ambos sejam creditados como uma derrota. A EA explica que esse item está nas regras para evitar que possíveis problemas de conexão sejam utilizados como uma vantagem competitiva indevida. As normas determinam a derrota dupla após 20 minutos de tentativas sem sucesso.

Diante dessa situação, em que ambos sairiam perdendo, os jogadores decidiram pelo jogo de “pedra, papel e tesoura” para que ao menos uma pessoa recebesse os benefícios de uma vitória. O regulamento não prevê esse tipo de “desempate”, no entanto, que foi escolhido “proativamente” pelos jogadores.

Galea recorreu ao Twitter para reclamar. “Eu não acredito. Nós literalmente tivemos que jogar ‘pedra, papel e tesoura’ porque nós não conseguimos nos encontrar para nos convidar em um qualificatório licenciado da EA”, queixou-se ele na rede social. Eker, por sua vez, confirmou que avançou para um recorde de 3 vitórias e 1 derrota após “uma vitória no pedra papel e tesoura”.

Galea, no entanto, não foi eliminado, mas viu seu recorde ficar mais próximo de uma eliminação. O regulamento prevê que são necessários três revezes para a desqualificação, e a fatídica derrota foi a sua primeira.

Fifa esports fifa 20
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você