Pesquisa: Brasil é o 2º país do mundo mais afetado por ligações de spam

Uma pesquisa da empresa que gerencia o aplicativo de ligações TrueCaller revelou que o Brasil é um dos países mais afetados por ligações de spam. Essas ligações são aquelas que fazem propagandas de produtos e serviços ou que, ao serem atendidas, fazem o usuário ouvir uma gravação. 

A empresa elaborou a pesquisa com base em dados anônimos coletados em mais de 5,5 bilhões de chamadas de spam para seus usuários entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2017. O país no qual esse tipo de ligação foi mais comum foi a Índia, onde os usuários do app receberam em média 22,6 milhões de ligações de spam por mês. Em segundo lugar, empatado com os EUA, ficou o Brasil, com uma média de 20,7 milhões de chamadas de spam. Veja abaixo o gráfico:

Reprodução

Esse número não para de me ligar

Segundo a Truecaller, as principais responsáveis por ligações de spam no Brasil são as operadoras de telecomunicações oferecendo serviços como outros planos de dados ou telefonia. 33% das chamadas de spam feitas no país vêm dessas empresas.

Em segundo lugar ficam as empresas de cobrança de dívidas, que respondem por 24% das ligações desse tipo. As outras maiores contribuidoras são chamadas indesejadas, empresas de telemarketing, serviços financeiros e golpes. Um gráfico ilustrando os principais responsáveis por ligações de spam pode ser visto abaixo:

Reprodução

Prevenção

Como a empresa ressalta, moradores do estado de São Paulo podem cadastrar seus números de telefone junto ao Procon para não receber ligações de ofertas de produtos. 30 dias após o cadastro, o usuários só poderá receber ligações desse tipo de organizações filantrópicas ou empresas que tenham sua autorização por escrito. Empresas de cobrança, no entanto, continuam permitidas. Se uma empresa desrespeitar essa lei, pode ter que pagar multa.

Faz sentido que tenha sido a Truecaller a elaborar a pesquisa: o aplicativo da empresa também permite bloquear ligações de números indesejados, e pode ajudar na prevenção desse problema.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ