Pesquisa de redes 4G e 3G

Pesquisa mostra qual operadora tem o melhor 4G do Brasil; confira

Redação Olhar Digital 20/05/2019 18h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Claro perde para a TIM apenas no quesito latência, aponta relatório da Tutela

Um relatório da Tutela, companhia de análise de dados e estatísticas, mostra que a rede 4G da Claro teve o melhor desempenho entre as operadoras brasileiras em vários aspectos. Ela ganhou nos quesitos "Consistência em Velocidade", "Velocidade de Download" e "Velocidade de Upload", perdendo apenas em "Latência" para a TIM. 


Reprodução

Embora a consultoria aponte a Claro como superior, ela afirma que houve pouca diferença de desempenho entre as operadoras, com a Vivo e a TIM apresentando resultados muito semelhantes. A Oi foi a mais desfalcada. "Embora os clientes 4G da Oi tenham uma experiência aceitável, a qualidade de sua rede 3G, e menor utlização da rede 4G, a fez ficar em último lugar na maioria das categorias”, afirma a Tutela.

A Tutela analisou dados de 403 bilhões de acessos móveis no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de março. Os dados foram obtidos de 3 mil aplicativos parceiros, que usam tecnologia da consultoria. De acordo o relatório, a Claro apresenta 62,3% dos downloads no padrão de qualidade excelente- 10% acima do segundo colocado. A TIM e a Vivo seguem muito próximas com 52,6% e 51,7%, respectivamente. Por último, a Oi aparece com 44,5%. 

Quando se trata de consistência básica em qualidade, todas as operadoras marcaram mais de 96%, indicando que as redes brasileiras operam bem em tarefas que demandam menos esforços como pesquisar nos navegadores ou realizar chamadas pela internet. 

Reprodução

Em uma outra análise que combina o 3G e o 4G, a Claro registrou médias de 10,17 Mbps. A Vivo, de 8,32 Mbps, a TIM, de 7,97 Mbps e a Oi 6,65 Mbps. Se apenas a rede 3G fosse considerada, a TIM teria ficado em segundo lugar. 

Reprodução

No quesito latência, a TIM oteve média de 35,9 ms. Quanto menor este número, mais rápida é a resposta que a rede oferece a uma requisição do usuário. Esta operadora também ficou em primeiro com a maior porcentagem de clientes utilizando a rede 4G (67,8%). 

Reprodução

Via: Tele.sintese


3G 4G Tim Claro Vivo OI
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você