Asa robótica

Pesquisadores criam asa robótica que funciona com energia solar

Guilherme Preta, editado por Liliane Nakagawa 20/02/2020 13h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Equipamento consegue mover asas mais rápido que as de uma borboleta

Uma equipe de pesquisadores chineses criou pequenas asas robóticas alimentadas por energia solar capazes de bater mais rápido que as de uma borboleta. A efeito de comparação, algumas espécies podem voar a 40 km/h. Segundo os cientistas, o projeto pode permitir que robôs voem sem precisar de baterias ou ainda serem usados para coletar energia.


As asas são feitas de uma folha de polímero e revestida com um filme metálico que reage a mudanças de temperatura. Quando o Sol atinge o material, a estrutura flexiona, já que o filme metálico se expande mais do que o polímero. Ao dobrar, uma sombra atinge a parte de metal, diminuindo a temperatura e fazendo a asa desdobrar. Esse processo completo acontece 4,5 vezes por segundo.

Como demonstração, a equipe criou uma turbina e um pequeno veleiro, que podem ser vistos no vídeo abaixo. Os pesquisadores criaram um dispositivo para também transformar a luz solar em corrente elétrica.

Via: Futurism

Robótica Energia Solar Robôs luz solar
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você