Pesquisadores criam asa robótica que funciona com energia solar

Equipamento consegue mover asas mais rápido que as de uma borboleta

Guilherme Preta, editado por Liliane Nakagawa 20/02/2020 13h45
Asa robótica
A A A

Uma equipe de pesquisadores chineses criou pequenas asas robóticas alimentadas por energia solar capazes de bater mais rápido que as de uma borboleta. A efeito de comparação, algumas espécies podem voar a 40 km/h. Segundo os cientistas, o projeto pode permitir que robôs voem sem precisar de baterias ou ainda serem usados para coletar energia.


As asas são feitas de uma folha de polímero e revestida com um filme metálico que reage a mudanças de temperatura. Quando o Sol atinge o material, a estrutura flexiona, já que o filme metálico se expande mais do que o polímero. Ao dobrar, uma sombra atinge a parte de metal, diminuindo a temperatura e fazendo a asa desdobrar. Esse processo completo acontece 4,5 vezes por segundo.

Como demonstração, a equipe criou uma turbina e um pequeno veleiro, que podem ser vistos no vídeo abaixo. Os pesquisadores criaram um dispositivo para também transformar a luz solar em corrente elétrica.

Via: Futurism

Robótica Energia Solar Robôs luz solar
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você