Pesquisadores criam bateria feita com lixo reciclável

Pesquisadores chineses conseguiram criar um novo tipo de bateria, feito com íons de potássio e lixo reciclável.

As versões usadas atualmente em smartphones são feitas de íons de lítio, material que tem custo elevado e grandes chances de explosão, o que tem acontecido constantemente nos últimos anos. Como relata o Engadet, com a novidade os riscos de o celular pegar fogo e trazer prejuízos às pessoas são bem menores.

Para desenvolver a nova bateria, os pesquisadores usaram uma malha de aço inoxidável enferrujada e uma solução de ferrocianeto de potássio, para dissolver os íons na camada de ferrugem do material. Os íons que continham ferro e níquel, combinados a outros materiais, formaram um sal capaz de ser prender à malha de aço através de nanocubos, capazes de armazenar e liberar íons de potássio, substância que permite a condução de energia. 

Por enquanto, a bateria é apenas um conceito, mas os pesquisadores estão otimistas. Em testes, eles comprovaram que a bateria possui alta capacidade e é estável, além de ser mais barata, abundante e melhor para o meio ambiente.

 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ