Pílula inteligente pode dizer qual a melhor dieta para cada pessoa

Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, desenvolveram uma pílula que pode ajudar a evitar que as pessoas cometam erros durante a dieta. O remédio contém sensores avançados que medem gases intestinais.

Como funciona?
Hoje em dia, quando vai a um gastroenterologista, o paciente realiza um teste de respiração para medir os gases provenientes de sua boca. Os pesquisadores afirmam, no entanto, que o valor do resultado para o diagnóstico digestivo é baixo. A pílula inteligente conseguiria medir diretamente onde os gáses são produzidos, no interior do intestino, e enviar os resultados diretamente para os médicos.
A pílula contém uma membrana que permite que os gases a permeiem e os protege do líquido ácido do estômago. Diante das preocupações com a possível ingestão de uma bateria, os cientistas explicam que a pílula usa íons de prata, mais seguros de ingerir do que os de lítio.

Testes
Em testes, os pesquisadores verificaram os efeitos de dietas com alto e baixo teor de fibras em porcos. O resultado foi surpreendente. "O hidrogênio é um sinal de fermentação e nós esperamos vê-lo mais em dietas de alto consumo de fibras. No entanto, o porco que comeu poucas fibras produziu mais hidrogênio na parte inferior do intestino", explica Kourosh Kalantar-Zadeh, professor que coordena o projeto. A descoberta pode ajudar quem sofre de síndrome do intestino irritável, por exemplo. "Pensou-se que as pessoas com este tipo de condição devessem comer alimentos de baixa fibra para produzir menos lá, mas isso mostra o oposto", explica.

Aplicações
De acordo com Kalantar-Zadeh, a tecnologia poderia dar mais informações sobre questões relacionadas a esses gases, como câncer de cólon, doenças inflamatórias intestinais e a síndrome do intestino irritável. "Nem todas as dietas são boas para todas as pessoas. Talvez proteína é bom para você, mas comer pão é melhor para outro. É um futuro incrível. Saberemos que alimento é bom para quem."

Via Mashable

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ