Pirataria de música digital tem ajuda de gravadoras, diz estudo

Uma investigação feita pelo projeto The Music Mission levantou que plataformas piratas possuem mais 780 mil faixas, com mais de 69 mil horas de música

Renato Mota 07/07/2020 13h07
Música
A A A

Uma iniciativa lançada pela empresa antipirataria AudioLock, a distribuidora de música Label Worx, e apoiada por gravadoras e plataformas de distribuição, fez descobertas reveladoras sobre os bastidores da pirataria musical na rede. A investigação do projeto The Music Mission descobriu que profissionais da indústria estão envolvidos no negócio ilegal, e que alguns deles até oferecem serviços antipirataria enquanto promovem a ilegalidade.


De acordo com informações preliminares do levantamento, uma única loja pirata possui um banco de dados de 780 mil faixas disponíveis para download no formato MP3. No total, a são mais de dez terabytes de música.

"Se todos forem arquivos mp3 de 320kbps, isso equivaleria a chocantes 69.791 horas de música ou quase oito anos. Se você escutasse tudo isso enquanto caminha, teria chegado à Lua antes de repetir qualquer faixa", afirma a coalizão em seu relatório.

O Music Mission tem como missão fechar cerca de 200 sites de pirataria de música operados por profissionais e frequentemente disfarçados de plataformas legítimas, mas cobrando uma fração das mensalidades médias do mercado – e enganando muitos usuários. Essa combinação de interfaces amigáveis, recursos avançados e uma ampla variedade de conteúdo torna esses sites piratas uma concorrência direta e desleal para as plataformas digitais legítimas.

A investigação ainda encontrou uma empresa que fornece o que normalmente seria visto como um serviço antipirataria, mas que por trás dessa fachada está operando uma página pirata. "O proprietário possui convenientemente sua própria empresa de software antivírus e proteção de música. Ambos bons parceiros de uma empresa antipirataria", revela o Music Mission.

Segundo o projeto, vários proprietários de sites também administram gravadoras – cujo catálogo, com é de se esperar, não está disponível nas lojas piratas. Os nomes dessas empresas e gravadoras ainda não foram revelados e a Music Mission diz que suas investigações continuam.

Via: Torrent Freak

Música Streaming Pirataria antipirataria
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você