Plataforma permite tocar simulações de computadores

Pesquisadores do MIT desenvolveram uma interface que permite ver e tocar blocos da mesma maneira como eles aparecem na tela do computador. A Materiable constroi simulações físicas que vão se adaptando ao que acontece no sistema. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo é permitir a visualização e interação com modelos matemáticos de coisas como terremotos e deslizamentos de terra.

A Materiable tem blocos movidos por um motor chamados de "pixels". Os blocos (dispostas em grupos de 24x24) podem se mover por conta própria para imitar líquidos e materiais sólidos com propriedades diferentes. O usuário pode empurrar os blocos com qualquer parte de seu corpo e os blocos respondem o toque com diferentes velocidades e forças, dependendo do material que está sendo simulado. Com a água, por exemplo, o nível de toque é leve. Para a espuma, é mais firme.

Alguns usuários que testaram o sistem disseram que a percepção do toque era mais forte do que a visual, tanto que muitos nem sequer olharam para a Materiable ao descrever o que estava acontecendo.

Utilização
A equipe acredita que a plataforma pode ajudar na educação também. Com crianças, por exemplo, ela pode ensinar como é tocar em alguns animais, nas equações matemáticas e na arquitetura, na visualização e manipulação de projetos.

Para as próximas etapas, o objetivo é aumentar a força, a velocidade e a resolução da tela, para simular melhor os materiais. No futuro, os pesquisadores desejam criar um novo tipo de exibição que permita usar outros sentidos.

Via Engadget

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ