Polícia vai usar reconhecimento facial no estádio na final da Champions League

A polícia do sul do País de Gales vai examinar o rosto de cada uma das pessoas que entrarem no estádio em Cardiff na final da Champions League. O sistema vai usar câmeras do estádio e imagens da estação de trem próxima a ele para comparar com cerca de 500 mil rostos de pessoas procuradas, incluindo vândalos e terroristas.

A medida gerou discussão em relação à privacidade dos usuários, mas segundo Tony Porter, comissário de câmeras de vigilância do Reino Unido, a polícia só vai colher as informações que precisar e vai adotar uma abordagem transparente em relação aos dados.

Não se sabe como o sistema fará para reconhecer os rostos, já que milhares de pessoas estarão nos locais e, em teoria, é preciso gravar os rostos de formas claras e visíveis. Em testes realizados pela Polícia Metropolitana de Londres no Carnaval, não foi encontrada nenhuma pessoa da lista, mas as autoridades acabaram prendendo mais de 400 pessoas.

[Engadget]

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ