Táxi SP

Prefeitura de São Paulo lança aplicativo de táxi rival do Uber

Juliana Américo, editado por Marcelo Gripa 02/04/2018 13h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 2, o seu próprio aplicativo de táxi. O "SP Táxi" já está disponível para motoristas e passageiros através da Google Play Store, sendo que o aplicativo ainda não foi liberado para iOS.


Também já está disponível o site para que os taxistas e passageiros possam se cadastrar e tirar dúvidas sobre o serviço. Nesta primeira etapa, qualquer taxista da cidade de São Paulo, que esteja em dia com o alvará do táxi e com o Condutax (Cadastro Municipal dos Condutores de Táxi), pode se cadastrar.

A princípio, não será cobrada nenhuma taxa dos taxistas, mas, no futuro, será cobrado um valor, para a manutenção dos equipamentos, infraestrutura e equipe. O governo, no entanto, diz que a taxa será menor do que a praticada no mercado.

A Prefeitura divulgou seus planos de criar um aplicativo no final do ano passado, com o objetivo de “atrair os usuários que passaram ao longo do ano a utilizar aplicativos de transporte de passageiros”.

Diferente dos aplicativos de motorista, como o Uber, Cabify e 99, o próprio taxista pode oferecer descontos de até 10%, 20%, 30% ou 40% para os passageiros, que é calculado diretamente pela plataforma. Os usuários, por sua vez, podem fazer o pagamento com dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito.  

Com a plataforma, a Prefeitura terá a geolocalização de todos os táxis em operação, cadastrados no aplicativo, e poderá gerar dados para a administração municipal conhecer melhor o serviço de táxi na capital, sendo possível analisar a distribuição dos carros por região da cidade, por dia da semana e por horário. Os taxistas também poderão contribuir com a gestão da cidade, informando, por meio do aplicativo, os problemas encontrados pelo trajeto, como buracos, falta de sinalização e lixo.

Além disso, como terá acesso às notas dadas pelos passageiros aos motoristas de táxi, a Prefeitura criará um ranking para premiar os melhores colocados com prioridade em bolsões de táxi em grandes eventos.

Aplicativos transporte
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você