Starlink

Primeiros 60 satélites Starlink já estão em órbita

Roseli Andrion 24/05/2019 15h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Eles foram lançados pela SpaceX e o objetivo é que forneçam internet a partir do espaço. A empresa deve ativá-los quando houver 800 deles em órbita

Já estão em órbita os primeiros 60 satélites Starlink lançados pela SpaceX para prover internet a partir do espaço — para receber o sinal, os usuários precisarão de uma antena. Um foguete Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, por volta das 22h30 (23h30 em Brasília) de ontem (23).


O lançamento estava previsto para a semana passada, mas foi necessário atualizar um software e, por isso, ele teve de ser adiado. Os satélites foram construídos em Redmond, na região de Seattle, e cada um deles pesa 227Kg. Segundo a empresa, para reduzir o risco de acidente com outros satélites, os equipamentos da Starlink têm tecnologia contra colisão.

A SpaceX obteve aprovação para lançar até 12 mil satélites, em diferentes níveis de órbita. Depois, avaliou que mil seriam suficientes para ter um sistema economicamente viável. A rede Starlink começa a funcionar assim que forem ativados 800 satélites — para isso serão necessários ainda uma dúzia de lançamentos.

Na semana passada, Musk disse que "dentro de um ano e meio, talvez dois, se as coisas forem bem, é provável que SpaceX tenha mais satélites em órbita que todas as demais empresas combinadas”. Atualmente, há cerca de 2.100 satélites ativos na órbita da Terra (e milhares de outros inativos).

Os dispositivos começaram a ser liberados uma hora após o lançamento, a 440Km de altitude. Todos eles usaram propulsores próprios para se posicionar a 550Km, uma órbita relativamente baixa. Em seguida, Elon Musk anunciou o sucesso da operação. "Implementação bem-sucedida de 60 satélites Starlink confirmada."

Internet Satélites espaço spaceX starlink
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você