Projeto hackeia Amazon Echo e Google Home para proteger a sua privacidade

Rene Ribeiro, editado por Camila Rinaldi 16/01/2019 08h00
Alias
A A A

Um projeto de hardware de código aberto promete impedir que os assistentes inteligentes da Amazon e do Google escutem suas conversas particulares criando constantemente um ruído branco (como se fosse um chiado).


O gadget, chamado Alias, é um alto-falante que sempre escuta, mas só se conecta à Internet durante o processo de configuração inicial. Dessa forma, o Alias age como um “vigilante” enquanto você está usando o assistente, evitando que suas conversas sejam interceptadas de alguma forma, disse Bjørn Karmann, um dos desenvolvedores, ao The Verge.

Quando o Alias ouvir a própria palavra de ativação, deixará de transmitir o ruído branco e despertará a Alexa ou o Google Assistente para que você possa usá-los normalmente.

O Alias ainda não é um projeto acabado

O Alias é projetado para ser usado em cima de um Amazon Echo ou o Google Home, e formato se parece com uma massa de modelar. O dispositivo foi construído com a ajuda de uma impressora 3D, é composto de um microfone, um Raspberry Pi e dois alto-falantes.

Em vez de chamar os assistentes Alexa ou o Google Home, você pode personalizá-lo com um comando exclusivo, usando qualquer palavra. Quando escutar essa palavra, o Alias acordará silenciosamente o assistente inteligente falando a palavra “Alexa” ou “OK Google” no alto-falante interno.

É possível manter a Alexa ou o Assistente do Google no modo mudo enquanto mantém uma conversa privada, mas o Alias foi criado para oferecer a você o benefício de desligar o “ouvido” dos assistentes inteligentes e, ao mesmo tempo, conseguir acessá-los quando quiser.

Dito isso, o Alias não pode impedir que a Amazon e o Google armazenem as conversas que você realmente tem com seus assistentes, que são enviados para a nuvem. E como este é um projeto do Raspberry Pi, você não poderá comprar o produto e precisará de algum grau de habilidade para montar e instalar essa configuração. Os desenvolvedores notam no GitHub que o projeto é experimental e ainda está em desenvolvimento, logo, mesmo a parte de código ainda está em desenvolvimento.

Se os desenvolvedores conseguirem aprimorar e construir um produto final, será uma solução interessante para termos mais tranquilidade em nossas conversas na frente dos assistentes pessoais.

Amazon hack google assistente
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você