mac pro

Quantas abas do Chrome é possível abrir em um Mac Pro com 1,5 TB de RAM?

Renato Santino 11/02/2020 14h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Workstation de altíssimo desempenho da Apple foi levado ao limite em experimento com o navegador do Google

Não há como discutir: o Mac Pro, workstation de altíssimo desempenho da Apple, concentra o que há de mais poderoso em componentes, contando com até 1,5 terabyte de memória RAM, custando a partir de R$ 56 mil no Brasil. O equipamento é voltado para aplicações extremamente pesadas e, para demonstrar o quanto o computador é parrudo, um youtuber decidiu fazer o teste com o Chrome, conhecido pela “fome” por memória RAM: quantas abas do navegador a máquina consegue manter abertas simultaneamente?


Jonathan Morrison decidiu fazer um experimento com um Mac Pro e começou a abrir abas até o computador não conseguir mais suportar mais. Foi quando ele parece ter encontrado o limite da máquina: 6 mil abas abertas simultaneamente.

Cada uma das abas estava rodando um site real, então não se tratavam de janelas em branco. Mesmo após as 6 mil abas abertas e o Chrome começando a dar sinais de travamento, o computador continua capaz de alternar rapidamente entre os aplicativos do sistema, permitindo a realização de outras tarefas. Morrison continuava capaz de abrir o Safari e o Final Cut, ambos ativos em segundo plano no sistema.

Obviamente o experimento não reflete uma situação real de uso. O vídeo mostra o quão radical precisaria ser o uso do computador para que um usuário comum pudesse levar o Mac Pro ao seu limite. Nenhuma máquina, afinal de contas, é pensada para abrir 6 mil abas do Chrome. E pagando R$ 56 mil pela versão mais básica do computador, é recomendável utilizá-los para fins um pouco mais exigentes do que navegar na internet.

Google Apple Chrome google chrome mac pro
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você