Instagram e CIA

CIA lança sua conta oficial no Instagram

Redação Olhar Digital 25/04/2019 20h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Objetivo é compartilhar um pouco do cotidiano da agência norte-americana, mas não espere por selfies em locais secretos

Na manhã desta quinta-feira (25), a Agência Central de Inteligência norte-americana, a CIA, criou sua própria conta no Instagram, com selo de verificação e tudo mais. A novidade não chega a ser uma grande surpresa, uma vez que a diretora da CIA, Gina Haspel, durante uma palestra na semana passada, já havia anunciado que o órgão investiria na rede de compartilhamento de fotos.


A Agência conta com um número considerável de seguidores em outras redes sociais como Facebook e Twitter, mas ainda precisava – até hoje – fazer esse salto para o Instagram. “Entrar no Instagram é outra forma de compartilhar as histórias da CIA e de recrutar norte-americanos talentosos para servir aqui”, declarou a porta-voz Chelsea Robinson, ao The Verge. Ela garante que será possível dar uma espiada no ambiente da Agência, "mas não podemos prometer selfies de locais secretos". O objetivo é despertar o interesse dos usuários pelos desafios e situações que só quem trabalha na CIA conhece. 

Em comunicado ao The Verge na segunda-feira (22), o Instagram confirmou que ajudou a CIA neste processo, “proporcionando melhores práticas e orientações para lançar uma conta no Instagram”, de acordo com um representante. Plataformas como Instagram e Twitter costumam ajudar legisladores, congressistas, e até agências de inteligência e de execução da lei a criar suas contas oficiais.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

I spy with my little eye...

Uma publicação compartilhada por Central Intelligence Agency (@cia) em25 de Abr, 2019 às 7:34 PDT

O primeiro post da CIA é uma foto ensaiada da mesa da diretora Haspel. Ela se encaixa perfeitamente na estética estereotipada dos “influenciadores digitais”, uma vez que o cenário é lotado de plantas domésticas, papéis e frases inspiradoras, como um “Eu quero viajar pelo mundo” estampado em um pequeno cofrinho sobre o balcão.

A imagem também é repleta de easter eggs escondidos e a CIA brinca com esse fato na legenda. Há três mapas, da China, Rússia e Irã, espalhados pelo balcão, além de um moleskine aberto com os dizeres “Nós compartilhamos o que podemos e protegemos o que precisamos” visíveis. O primeiro crachá com foto da CIA da diretora Haspel também pende de uma jaqueta, ao lado de uma peruca que parece um esfregão. 

O lema da CIA também está escrito na biografia da conta. Em português, seria algo como: “Somos a primeira linha de defesa da Nação. Nós realizamos o que outros não conseguem realizar e vamos onde outros não podem ir.”

Até a tarde desta quinta-feira, a conta registra apenas cerca de 2.800 seguidores, mas isso não significa que ela não chamou a atenção de outros usuários do Instagram. Em uma breve olhadinha nos comentários da primeira postagem, é possível identificar coisas fofas como “Bem-vindo ao Instagram. Gina Haspel é uma rockstar!”, ou até mesmo um verdadeiro spam de “MK ULTRA”.

Fonte: The Verge

instagram estados unidos EUA CIA
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você