Review do WH-CH510: um fone leve e com autonomia de sobra

Fone de ouvido Bluetooth de entrada da Sony surpreende com boa autonomia, mas exagera nos graves para alguns estilos. Confira a sua análise!

Alvaro Scola 15/02/2020 17h00
Fone de ouvido - Sony WH-CH510
A A A

Os fones de ouvido Bluetooth são uma das melhores opções para quem quer escutar música em seu celular sem se preocupar com cabos. Já uma empresa com bastante tradição na área, é a Sony, que possui diversos modelos de fones para atender diferentes necessidades.


Um deles é justamente o WH-CH510, um fone de ouvido Bluetooth de entrada da marca, que promete impressionar por conta da boa autonomia de sua bateria. O Olhar Digital testou esse fone de ouvido e lhe conta em detalhes o que achou dele. Confira!

Acabamento e conforto

O WH-CH510 está disponível em três cores diferentes, sendo elas azul, branco e preto. O modelo analisado pelo Olhar Digital foi justamente essa última cor, que apresenta um visual bem discreto.
De forma geral, é possível dizer que o WH-CH510 é um fone bem pequeno e, por ser de entrada, acaba adotando o material de plástico para a maior parte de seu corpo. Já um de seus grandes destaques acaba sendo o seu peso, que é de apenas 132 gramas, o que faz com que ele seja bem confortável, mesmo para quem for o utilizar por bastante tempo.

Reprodução

Algo a ser notado, entretanto, é que a sua haste não acaba sendo revestida, ou seja, ali não tem um couro ou outro material para evitar que o plástico fique direto em sua cabeça. Ao usar o fone de forma um pouco mais justa isso pode acabar causando um leve incômodo, mas não é um problema para todos, já que o fone em si acaba sendo bem leve.

Reprodução

O WH-CH510 é um fone de ouvido do tipo On-Ear, ou seja, ele é um fone que acaba não cobrindo todo a sua orelha. Pessoalmente, achei o fone bem confortável, apesar de sua almofada ser um pouco mole e fina.

Reprodução

Já em relação aos controles, o WH-CH510 conta com três botões, sendo um deles para ligá-lo e os outros para o volume/troca de faixa. Todos eles ficam na parte direita do fone de ouvido e estão bem posicionados, mas são um pouco rígidos para serem apertados.

Reprodução

Na questão de conforto, dá para dizer sim que o WH-CH510 é um fone confortável para o seu segmento. Entretanto, um pouco mais de cuidado com a haste poderia ter sido aplicado nele, como um pequeno revestimento.

Qualidade de som

Para um fone de entrada da marca, o WH-CH510 consegue oferecer uma boa qualidade de som, mas em alguns momentos, ou para ser mais preciso, em alguns estilos, ele acaba cometendo certos deslizes. O teste desse quesito acabou sendo realizado com um celular reproduzindo músicas armazenadas localmente e no Spotify com a qualidade altíssima.

Começando os testes escutando músicas do estilo rock e Power Metal com bandas como Kiss ou Rhapsody of Fire, eu tive uma boa experiência, onde os médios eram executados corretamente. Entretanto, algo que não me incomodou, mas é necessário ressaltar, é que os graves apareciam com bastante força e até deixavam algumas músicas mais divertidas, apesar de nem sempre soarem certos, isso no caso do rock.

Entretanto, ao ir para bandas que apelam mais para os agudos, o fone decepcionou bastante na qualidade de reprodução. Um exemplo bem claro, foi ao tentar escutar alguns álbuns do Iron Maiden, em que frequentemente o grave ficou em muito mais evidência, fazendo os agudos sumirem, chegando até mesmo a deixar o som abafado.

Já ao ir para outros ritmos como o Pop, por exemplo, a qualidade sonora do fone foi excelente ao escutar algumas músicas do Michael Jackson. Aqui, todos os elementos estavam em harmonia, os vocais limpos e os graves na medida certa.

Em relação ao volume, o WH-CH510 possui um som alto, que não surpreende ao estar no máximo, mas que também não sai distorcido, ou seja, isso acaba sendo algo positivo. Também é necessário ressaltar que esse modelo de fone não possui cancelamento de ruído, mas ainda assim consegue isolar bem os sons do ambiente externo.

Qualidade do microfone para chamadas

Quem está procurando um fone de ouvido para realizar chamadas, por sua vez, acabará se desapontando com o resultado do WH-CH510. Para nossos testes, nós realizamos chamadas em um ambiente fechado e, mesmo assim, o som ficou abaixo do que era esperado.

Enquanto o áudio que escutamos na chamada ficava bem claro, a pessoa do outro lado da linha tinha dificuldades em nos escutar, já que mesmo falando alto, a voz parecia estar distante. Não apenas isso, algo que também incomodou ambos os lados, é que o microfone ficou bem sensível a qualquer ruído externo, que ecoava na chamada.

Autonomia

Um ponto que impressiona nesse fone da Sony acaba sendo a autonomia de sua bateria, que com uma carga completa pode oferecer até 35 horas de reprodução contínua. Em meus testes, utilizei o fone por uma semana durante as tardes e as noites e, ainda assim, a sua carga ficou em torno de 20% ao final dela. Já a carga do fone de ouvido foi monitorada pelo celular, uma vez que o fone não conta com um aplicativo para ajustes ou tais informações. Aqui, até chegamos a instalar o aplicativo da Sony para o controle de fones Bluetooth, mas o dispositivo não foi reconhecido por ele.

Quanto ao carregamento, o fone WH-CH510 levou aproximadamente 3 horas para ter uma recarga completa feita. E, de acordo com a Sony, caso carregue-o por apenas 10 minutos, você terá uma autonomia de pelo menos uma hora e meia.

Preço e disponibilidade

O WH-CH510 foi lançado durante o mês de janeiro no Brasil e pode ser adquirido no site da Sony com o preço oficial de R$ 299,99.

Conclusão

O WH-CH510 é um bom fone de entrada, que atinge uma boa qualidade sonora dependendo do estilo, que está sendo escutado. Entretanto, as suas falhas em outros estilos e em seu microfone acabam ficando em evidência.

Já no quesito conforto, é verdade que o fone é até bem confortável, mas poderia ter um acabamento um pouco melhor.


Sony review fone de ouvido reviews
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você