Robô bípede pode ser o futuro das entregas de compras online

A robótica continua evoluindo, e o avanço da tecnologia ainda causa desconforto em algumas pessoas. O mais novo exemplo da evolução tecnológica tem o nome de Cassie: um robô bípede que se diferencia pela sua capacidade de manter o equilíbrio, mesmo quando empurrado, com uma agilidade impressionante.

A máquina é fruto do trabalho da Agility Robotics, que desenvolveu o robô pensando em permitir que ele chegue a qualquer lugar que possa ser alcançado por pernas humanas, mesmo em terrenos acidentados. É algo que não é tão simples de ser feito em um robô sobre rodas, por exemplo.

Cassie é fruto da evolução do projeto ATRIAS, desenvolvido na Oregon State University, de onde nasceu a Agility. O projeto original é considerado pelos seus criadores como o primeiro a apresentar uma marcha similar à humana usando a elasticidade de molas para a criação de um mecanismo que replica os músculos.

O novo projeto, no entanto, conta com novas juntas de quadril, que permitem mudanças de direção com mais liberdade, e novos tornozelos, que permitem que a máquina não precise ficar saltando de um pé para o outro para ficar em pé.

A Agility prevê que, pela capacidade de seu robô replicar o caminhar humano, Cassie poderia ser usado para situações de busca e resgate em terrenos irregulares que possam apresentar riscos. A tecnologia também poderia ser aplicada à criação de próteses e, por fim, se os robôs se tornarem baratos, eles poderiam ser usados para entrega de pacotes.

Mas, como é o caso de todo robô bípede com um sistema de equilíbrio próprio, os desenvolvedores precisam chutá-lo para mostrar a tecnologia em ação. Vamos torcer para que as máquinas não se lembrem disso no futuro.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ