Robô Pizzaiolo Picnic

Robô pizzaiolo já está em testes nos EUA

Rafael Rigues 16/10/2019 15h17
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Máquina faz até 300 pizzas de 30 cm cada por hora, e operação é totalmente controlada com um app

Uma empresa de Seattle, nos EUA, chamada Picnic Robotics desenvolveu um robô capaz de montar pizzas. A máquina, composta por vários módulos, funciona como em uma linha de montagem, onde a massa passa por uma esteira e vários braços mecânicos colocam o molho, queijo e outros ingredientes. Quando chega ao final da esteira, a pizza está pronta para ir ao forno.


De acordo com a companhia, seu robô é capaz de produzir até 300 pizzas de 30 cm de diâmetro cada em uma hora, enquanto um restaurante com uma equipe experiente conseguiria produzir 180 pizzas. A idéia é instalar o equipamento em locais com grande público, onde uma pizzaria comum teria dificuldade de atender rapidamente a demanda. Um dos locais onde o robô está em operação é no T-Mobile Park, estádio de Baseball nos EUA que é a casa do time local, os Seattle Mariners.

Reprodução

Os ingredientes da pizza são decididos pelo operador, e todo o funcionamento da máquina é controlado por um app. Um sistema de visão computadorizada garante que os ingredientes estejam em suas posições corretas e o robô pode reportar dados à Picnic, para que possa aprender com seus erros.

A Picnic oferece sua máquina num sistema que chama de “Robótica como Serviço” (Robotics as a Service, ou RaaS): em vez de comprar a máquina, o restaurante paga à empresa uma fração do lucro de cada pizza vendida. Em troca, recebe manutenção gratuita, treinamento e upgrades de hardware e software. Desta forma, não há investimento inicial para robotizar um estabelecimento.

Fonte: Geekwire

Robótica Robôs cozinha
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você