Rumor: Jaguar estuda sedan elétrico para competir com Tesla Model 3

Modelo pode ser o substituto elétrico do Jaguar XE, diz site britânico

Victor Pinheiro 26/08/2020 14h08
Jaguar
A A A

Diante do sucesso de vendas da SUV i-Pace, a Jaguar planeja anunciar, em 2021, o sedan elétrico XJ e um modelo de SUV ainda maior. Uma reportagem do site britânico Autoexpress aponta, no entanto, que a companhia discute apresentar mais um veículo entre esses dois lançamentos.


Trata-se de outro sedan elétrico, mais compacto, com potencial para competir com o Tesla Model 3 e o Polestar 2. A expectativa é de que o carro seja um substituto totalmente elétrico do Jaguar XE, que registrou quedas de vendas de quase 28% no último relatório financeiro da montadora.

Os rumores indicam que o novo veículo deve ser desenvolvido a partir da plataforma de Arquitetura Longitudinal Modular (MLA) da Jaguar Land Rover (JLR). O carro também vai apresentar uma estrutura um pouco mais alta em comparação com os modelos sedan convencionais para acomodar as baterias do veículo.

O Autoexpress destaca que a cadeia cinemática do carro elétrico será fiel ao espírito de carros esportivos da Jaguar, com promessa de bom desempenho e acabamento luxuoso. A companhia ainda deve aproveitar a plataforma MLA para desenvolver modelos elétricos de outros modelos. Neste caso, novas versões das SUVs E-Pace e F-Pace seriam prioridades, diz o portal de notícias.

Reprodução

SUV Jaguar I-Pace. Imagem: Engadget/Reprodução

A ideia de criar um sedan elétrico médio para competir com a Tesla já tem o apoio de diretores da Jaguar Land Rover. “Um pequeno Jag [Jaguar] elétrico seria ótimo - precisamos pensar sobre isso.”, disse o diretor de engenharia da JLR, Nick Jones, ao Autoexpress.

Já o chefe de design da Jaguar, Julian Thomson, destacou que adoraria criar veículos elétricos mais compactos. “Refletindo sobre o que está acontecendo ao redor do mundo, eu adoraria fazer carros menores, mais eficientes e com todos os valores inerentes a um Jaguar, que são lindos de se olhar, com um interior fantástico, e ótimos para dirigir”, afirmou.

Além disso, a Jaguar estaria pensando em um elétrico ainda menor que poderia surgir como resultado de parcerias entre a JLR e a BMW. As duas companhia já trabalham juntas no desenvolvimento de estruturas elétricas. O acordo poderia se estender para o compartilhamento de plataformas entre as duas companhias, que ajudaria a reduzir custos e permitiria à Jaguar construir modelos elétricos de tamanho semelhante ao BMW X2.

Via: Autoexpress

Tesla carros elétricos Jaguar Land Rover veículos elétricos jaguar
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você