Bandeira União Europeia

Rússia é acusada de usar as redes sociais para influenciar as eleições da União Europeia

Luiz Nogueira, editado por Rui Maciel 14/06/2019 17h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

País teria executado diversas atividades atribuídas a desinformação contínua, com o objetivo de suprimir o comparecimento de eleitores em sessões de votação, além de influenciar suas preferências

Um documento, divulgado pela União Europeia (UE), afirma que a Rússia está utilizando as mídias sociais na tentativa de influenciar suas eleições. Eles afirmaram que estão em um contínuo combate a desinformação, e que algum progresso foi feito para impedir campanhas maliciosas, mas que ainda há a disseminação de informações falsas.


O documento aponta que as “evidências coletadas revelaram diversas atividades atribuídas a desinformação contínua e sustentada por fontes russas, com o objetivo de suprimir o comparecimento de eleitores em sessões de votação, além de influenciar suas preferências.” As atividades incluem contestar a ‘legitimidade democrática’ da UE, e explorar tópicos polêmicos como imigração, com pessoas usando imagens como o incêndio da Catedral de Notre Dame “para mostrar o declínio dos valores ocidentais e cristão da UE”.

Os números levantados apontam que os casos de desinformação atribuídos a fontes russas dobraram entre 2018 e 2019, saltando de cerca de 430 em janeiro de 2018 para quase 1.000 no ano seguinte.

No mês passado, os europeus votaram em eleições parlamentares em toda a UE, um evento que levantou preocupações sobre potenciais operações de influência estrangeira. O documento constatou que a União Europeia havia interrompido com sucesso muitas dessas operações, mas mesmo assim, eles alertaram sobre o crescimento desse problema.

Via: The Verge

 

 

 

eleição Russia união europeia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você