Fedor

Conheça Fedor, o astronauta robô russo pronto para ir ao Espaço

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 14/08/2019 11h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Humanóide poderá ser usado na manutenção de estações espaciais e construção de bases na Lua

A Roscosmos, empresa estatal responsável pelo programa espacial Russo, está se preparando para enviar seu primeiro robô humanóide ao Espaço. Batizado de Fedor (um nome russo, mas também sigla para Final Experimental Demonstration Object Research), o “robônauta” deverá ficar uma semana e meia a bordo da estação.


Com 1,8 metros de altura e pesando cerca de 105kg (peso variável de acordo com o equipamento acoplado), Fedor pode levantar até 20kg e é capaz de replicar os gestos de um operador humano ou realizar ações simples de forma autônoma.

O projeto não é novo. Em 2017 vídeos do robô disparando uma arma chamaram a atenção, ao ponto em que Dmitry Rogozin (na época vice primeiro-ministro, hoje diretor da Roscosmos) teve que vir a público negar que a Rússia estava construindo um 'Terminator'. O robô também já foi visto levantando pesos e dirigindo veículos.

A Rússia espera usar robôs como o Fedor para auxiliar na manutenção de estruturas em órbita, como estações espaciais, e na construção de bases na Lua. Fedor estará a bordo da missão SOYUZ MS-14, que decola do complexo espacial de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 22 de Agosto.

Fonte: Daily Mail, Tass

 

Robótica Robôs espaço Estação Espacial Russia Roscosmos Estação Espacial Internacional
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você