Samsung lança o processador Exynos 1080

Novo SoC promete a experiência de um smartphone topo de linha em aparelhos intermediários; primeiros modelos devem chegar ao mercado no início de 2021

Rafael Rigues 12/11/2020 12h11
Samsung Exynos 1080
A A A

A Samsung lançou nesta quinta-feira o SoC (System on Chip, Sistema em um Chip) Exynos 1080. Com 5G integrado, o processador foi projetado para oferecer uma "experiência de topo de linha" em smartphones intermediários, e deve chegar em breve ao mercado em aparelhos lançados na China.


O chip é composto por oito núcleos, sendo um deles baseado na arquitetura ARM Cortex-A78 rodando a 2,8 GHz, três Cortex-A78 rodando a 2,6 GHz e quatro Cortex A-55 rodando a 2 GHz. Há suporte a RAM LPDDR5 e memória flash no padrão UFS 3.1, recursos que resultam em acesso muito mais rápido aos dados na memória.

Segundo a Samsung, o desempenho em tarefas que utilizam apenas um núcleo (single-core) é 50% superior ao modelo anterior (Exynos 980), enquanto o desempenho em tarefas de usam vários núcleos simultâneamente (multi-core) é até duas vezes maior. Em alguns testes na plataforma Geekbench, o novo Exynos chegou a superar o desempenho do Qualcomm Snapdragon 865+

A GPU é a Mali-G78 MP10, que em teoria deve ter desempenho próximo à Mali-G77 MP11 usada no Exynos 990, o SoC usado nos aparelhos topo de linha da empresa, como as linhas Galaxy S20 e Galaxy Note 20. Um modem 5G integrado garante conexão à nova geração de redes móveis, com suporte a redes como sub-6 GHz e mmWave, e velocidade de download que pode chegar a 5.1 Gbps.

O processador de imagem (ISP) suporta até seis sensores com resolução de até 200 MP, gravação de vídeo em 4K a 60 FPS e capacidade de captura e edição de vídeos em HDR10+. Também há uma unidade de processamento neural (NPU) para tarefas de inteligência artificial, suporte a telas Full HD+ com atualização a 144 Hz, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6.

A primeira fabricante a usar o novo chip será a chinesa Vivo, com um aparelho ainda não anunciado. Segundo o Android Authority, o chip deve estar disponível "em larga escala" no primeiro trimestre de 2021.

Fonte: Android Authority

Processadores Smartphones Samsung 5G smartphone exynos Exynos celular
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você