ti, tecnologia da informação, teclado

Setor de TI é um dos que mais contratam profissionais como PJ, diz estudo

Lucas Carvalho 06/07/2016 17h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Endeavor, organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, divulgou nesta quarta-feira, 6, uma pesquisa inédita com empresários brasileiros. Entre dados sobre desafios do setor e práticas de negócios, o estudo revelou também novas informações sobre o mercado de tecnologia da informação.

O instituto entrevistou cerca de 956 empreendedores dos chamados mercados gerais (que cresceram pouco nos últimos anos), de alta performance (que cresceram 40% ou mais em número de funcionários nos últimos três anos), de alto impacto (que mantiveram taxa de crescimento maior por mais tempo) e o de TI. Desses, foram entrevistados 162 representantes.

Entre os empreendedores gerais, 13% admitiram que contratam profissionais como pessoas jurídicas - isto é, que não são funcionários contratados pelo regime CLT, mas como prestadores de serviços. Enquanto isso, 23% dos empresários de TI admitiram fazer o mesmo, superando o índice médio do mercado como um todo.

Alguns dos entrevistados pela Endeavor, que preferiram não ser identificados, explicaram a predileção por profissionais PJ. "Empresa e candidato veem esse formato como mais vantajoso, já que os impostos são menores", disse um deles. "Em TI, PJs funcionam porque o mercado funciona bastante na base da reputação. Se um candidato processa uma empresa, nunca mais será contratado", respondeu outro.

A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Mercado TI Carreira
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você