Seu notebook esquenta muito? Saiba qual pode ser o problema

Diversos leitores têm entrado em contato com o Olhar Digital reclamando que seus notebooks, de diversas marcas e modelos diferentes, estão esquentando bastante. Diversas razões podem levar uma máquina a apresentar superaquecimento. Antes de descrevê-las, contudo, vamos ajudá-lo a certificar-se de que o seu computador está mesmo apresentando esse problema.

Para fazer isso, é indicado utilizar programas que medem a temperatura da máquina, como o Everest, o SpeedFan e o Speccy. Caso o computador esteja com temperaturas acima de 80ºC, é preciso ficar atento. Faça as medições quando o computador estiver em “repouso” e também quando estiver executando tarefas pesadas para comparar as temperaturas.

Se elas realmente estiverem altas, está na hora de tentar identificar a causa do problema:

Saídas de ar entupidas

Você já reparou que seu notebook possui alguns “furinhos” nas laterais e na parte inferior? Pois bem, eles são essenciais para garantir o bom funcionamento do computador. Esses buracos são as saídas de ar que ajudam o cooler a mandar o calor para fora do notebook.

Reprodução

Se essas saídas estiveram obstruídas, a parte interna do notebook acaba se transformando em uma sauna para os componentes. Cuidado também na hora de apoiar o computador em cima da cama ou de almofadas que acabam tampando essas saídas.

Cooler quebrado

O cooler é uma peça relativamente barata, mas isso não quer dizer que ela deve ser desprezada na hora de comprar um notebook. O equipamento é vital para resfriar o computador.

Reprodução

Se você irá rodar jogos e programas pesados, é melhor contar com um componente de respeito para não deixar as placas ficarem quentes demais. Você pode verificar o funcionamento da peça com alguns programas, como SpeedFan, por exemplo.

Pasta térmica

Pouca gente sabe o que é e para que serve a pasta térmica. Se você faz parte da grande maioria, calma, a gente explica. Ela é um líquido viscoso aplicado junto ao cooler que ajuda a manter a temperatura do computador em níveis aceitáveis.

Reprodução

Custando entre R$ 10 e R$ 100, dependendo da marca, ela fica dura e seca depois de alguns meses ou anos de uso do computador. Por isso, precisa ser utilizada novamente. O ideal é solicitar que algum profissional especializado faça o serviço.

Programas ocultos

Mesmo que você use o computador apenas para acessar o Facebook, fique sabendo que ele pode estar realizando dezenas de tarefas enquanto você só está compartilhando fotos de gatinhos na rede social.

Reprodução

Abra o Gerenciador de Tarefas, verifique a quantidade de processos e feche os inúteis. Outra dica é desinstalar programas que você não usa e fazer uma faxina na máquina.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ