Sistema já consegue adivinhar seus pensamentos

Cientistas podem ter criado um sistema de inteligência artificial capaz de ler a sua mente. O projeto, desenvolvido na Universidade Carnegie Mellon, usa sinais de engenharia reversa enviados ao cérebro para interpretar pensamentos complexos ao olhar imagens exibidas em exames de ressonância magnética funcional.

Para treinar o sistema, os pesquisadores utilizaram uma série de imagens que retratam blocos do cérebro em diferentes pensamentos complexos, mostrando à rede neural como e onde o cérebro estrava processando as informações. 

Ao entender como funcionam os chamados "gatilhos" que levam aos pensamentos, o algoritmo conseguiu prever o que a pessoa poderia estar pensando no momento, conectando os pensamentos a uma frase que fizesse sentido.

Como relata o Engadget, o sistema conseguiu prever os pensamentos com precisão de 87%. O trabalho contário, de receber uma frase e, depois, exibir uma imagem de como o pensamento seria mapeado no cérebro, também foi bem sucedido.

Preocupações
Apesar do sucesso, a experiência mostra o potencial das máquinas de aprendizado profundo e suas capacidades. Por enquanto, o projeto está em fase inicial.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ