Smartphones Huawei perdem atualizações do Android; veja modelos

Esse é mais um reflexo do bloqueio comercial imposto pelos EUA à empresa chinesa; licença temporária já expirada, no entanto, pode voltar a ser estendida

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 17/08/2020 09h16
Google não recomenda usuário Huawei sobre seus aplicativos
A A A

Desde 2019, quando o presidente dos EUA Donald Trump anunciou o bloqueio comercial para a Huawei, a empresa chinesa tem desenvolvido seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS, para não depender mais do Android e demais produtos do Google.


Agora, segundo o Washington Post, alguns smartphones da Huawei, especificamente os vendidos antes de 16 de maio de 2019, não devem receber mais atualizações do Android. Isso porque a empresa possuía apenas uma licença temporária, a qual já teria expirado, encerrando o suporte. Os modelos em questão seriam:

  • Huawei P20 (2018)
  • P20 Pro (2018)
  • P20 Lite (Nova 3e)
  • P Smart + (Nova 3i)
  • P Smart (2019)
  • P Smart Z (2019)
  • P30 (2019)
  • Mate 20 (2018)
  • Mate 20 Pro (2018)
  • Mate 20 Lite (2018)
  • Mate 20 X (2018)
  • Mate 20 Porsche RS (2018)

[ATUALIZADO] Segundo a Huawei, no entanto, todos os smartphones com Google Mobile Services pré-instalados seguem com acesso aos aplicativos Google e à Google Play Store, podendo fazer download e atualizações de todos os apps.

Quanto às atualizações, a fabricante diz que continuará fornecendo atualizações de sistema e patches de segurança. Ainda de acordo com a empresa, os consumidores podem continuar recebendo atualizações de software e serviços graças à força da comunidade de código aberto e aos recursos de pesquisa e desenvolvimento da Huawei.

 

Smartphone dobrável com caneta stylus

Enquanto resolve o problema de seu relacionamento com o Google, a empresa chinesa também trabalha em novos smartphones. Na última sexta-feira (14), a Huawei recebeu aprovação do CNIPA (órgão chinês semelhante à Anatel) de uma patente registrada em 2019. O documento possui uma série de imagens e uma breve descrição do dispositivo em questão, que tem tela dobrável no estilo do Galaxy Fold, uma caneta stylus e um “sub-display”.

Este último é uma espécie de barra lateral, que permanece acessível tanto com o smartphone aberto quanto fechado, onde está um conjunto de câmeras duplas para selfies e, provavelmente, deve mostrar as notificações.

Além disso, no espaço resultante desse display, foi colocado um compartimento com uma caneta stylus, chamada aqui de M Pen. Com esse design, a barra lateral possui a espessura do smartphone quando fechado. Enquanto aberto, porém, possui duas vezes a altura da tela.

Por se tratar apenas de uma patente, é possível que o smartphone nunca chegue a ser produzido.

Via: FayerWayer

Google Android Huawei eua x china donald trump
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você