Solar Orbiter

Solar Orbiter está pronta para fazer fotos em 'close' do Sol

Rafael Rigues 21/10/2019 11h19
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sonda chegará a 42 milhões de quilômetros da superfície do Sol, mais próxima do que o planeta Mercúrio

A agência espacial européia (ESA) anunciou que a sonda Solar Orbiter (SolO) está pronta para o lançamento. Em construção desde 2012 pela Airbus em Stevenage, no Reino Unido, com um custo estimado em 1,5 milhões de Euros, ela terá como missão fazer as fotos mais próximas do Sol já feitas, além de estudar as origens do vento solar e do campo magnético de nossa estrela.


A espaçonave será posicionada em uma órbita elíptica que a cada 5 meses a colocará a apenas 42 milhões de quilômetros do Sol, mais próxima do que o planeta Mercúrio. Esta aproximação é calculada para que sempre a mesma região da superfície solar esteja visível, permitindo o estudo de seu comportamento ao longo do tempo.

Reprodução

Nessa distância, um dos desafios para a operação da sonda são os extremos de temperatura: o lado virado para o sol terá uma temperatura de 500 ºC, enquanto o lado oposto estará a -180 ºC. Para proteger o delicado equipamento a bordo a nave é revestida por um escudo de titânio, coberto de pequenos "poros" para que luz e sinais eletromagnéticos possam passar e ser analisados.

Segundo Günther Hasinger, Diretor de Ciência da ESA, "a SolO está pronta para responder a algumas das maiores questões científicas sobre nossa estrela, e seus dados nos ajudarão a proteger melhor nosso planeta dos desafios globais do clima espacial".

A SolO será lançada em 6 de Fevereiro a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Atlas V 411 fornecido pela Nasa.

Fonte: ESA

Nasa Satélites missão espacial sonda espacial Sol ESA
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você